Glossário do front-end

Glossário do front-end
Antônio Evaldo
Antônio Evaldo

Compartilhe

Autores: Antônio Evaldo, Beatriz Moura, Júlio César Brito da Silva, Leonardo Negrão e Mateus Henrique

Quando entramos no mundo da programação e desenvolvimento web, podemos nos deparar com uma sopa de letrinhas e vários termos que não fazemos ideia do que significam. Não sabemos identificar quais desses termos são linguagens, programas, bibliotecas, frameworks...

Neste glossário, vamos apresentar alguns dos termos mais importantes para quem está iniciando em front-end, ajudando você a explorar esse grande universo da tecnologia.

TermoExplicação
Front-endFront-end é o desenvolvimento da parte visual de um sites e aplicações web, por meio do uso de HTML, CSS e JavaScript. Ou seja, o desenvolvimento de telas, formulários e outros elementos interativos.
HTMLHTML (Hypertext Markup Language) é uma linguagem de marcação de hipertexto. Com ele é possível construir páginas web estáticas através de tags, como a de parágrafos, imagens, formulários e etc.
CSSCSS (Cascading Style Sheets) é um mecanismo utilizado para dar estilo a elementos da página web. Através dele definimos como as tags HTML devem aparecer na tela.
JavascriptJavaScript é a linguagem de programação do front-end, que permite implementar funcionalidades mais complexas em páginas web, como atualizações em tempo real, mapas interativos e muitas outras.
TypescriptTypescript é uma linguagem de programação construída em JavaScript, adicionando ferramentas que ajudam no desenvolvimento e na identificação de erros, como a tipagem estática.
AngularUm dos frameworks mais populares do mercado front-end, utilizado para construir aplicações web, mobile ou desktop, através de tecnologias conhecidas como: TypeScript, HTML e CSS.
ReactReact é a biblioteca JavaScript mais popular para criação de aplicações web. Foi criada pelo Facebook e também é utilizada pelo Netflix, Airbnb, Instagram entre outros.
BootstrapFramework Front-end que fornece componentes CSS e JS, auxiliando na construção de sites responsivos de uma forma mais simples.
VueÉ um framework JavaScript criado no Google Creative Labs para criação de aplicações web reativas, focada na interação e experiência do usuário. Ele também pode ser usado para desenvolvimento de aplicações desktops e mobile.
Next.jsÉ um framework para React com foco na boa experiência do desenvolvedor. Sua popularidade cresceu devido à renderização do lado do servidor e geração de sites estáticos.
Web storageO Web Storage permite que as aplicações Web possam armazenar dados localmente no navegador da pessoa usuária de forma segura, sem afetar o desempenho do site.

Conclusão

Neste artigo, desvendamos algumas das palavras mais usadas no mundo front-end. Se você quiser mergulhar no mundo Front-end, conheça os cursos da Escola Front-end.

Até a próxima!

Antônio Evaldo
Antônio Evaldo

Instrutor e Desenvolvedor de Software na escola de Front-end da Alura. É apaixonado por programação e por compartilhar conhecimento de forma encantadora. No tempo livre, assiste séries e animes.

Veja outros artigos sobre Front-end