Amazon Lightsail: como funciona?

Amazon Lightsail: como funciona?

Neste artigo vamos conhecer o Amazon Lightsail, como também compreender em que casos podemos usar esse serviço da AWS (Amazon Web Services). Com ele podemos clicar e usar, muito simples e rápido. Assim em poucos cliques e configurações temos nosso ambiente em execução e ainda podemos expandir de acordo com a necessidade.

O que é Amazon Lightsail?

O Amazon Lightsail é uma das ferramentas disponíveis na nuvem da AWS (Amazon Web Services), e ela nos permite criar de maneira rápida e simples máquinas prontas para que possamos servir nossas aplicações para os clientes.

Se você é novo(a) nessa parte de servidores, de como disponibilizar suas aplicações que já estão prontas, então a solução mais rápida e prática é o Lightsail. Como em nossas máquinas pessoais, quando vamos desenvolver alguma aplicação precisamos instalar e configurar algumas coisas correto?

Então, no servidor também precisamos fazer a mesma, só que já pensou em ter isso tudo, toda essa parte de configuração pronta para utilização? Com o Amazon Lightsail isso é possível, podemos ter alguma ferramentas já instaladas e com uma ou outra configuração, já vai está no jeito para os nossos clientes acessarem.

Banner de divulgação da Imersão IA da Alura em colaboração com o Google. Mergulhe em Inteligência artificial com a Alura e o Google. Serão cinco aulas gratuitas para você aprender a usar IA na prática e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Inscreva-se gratuitamente agora!

Quando usar o Amazon Lightsail

Entretanto temos que entender em que situações devemos ou não usar esse serviço da AWS, porque afinal nem tudo são flores, e então não podemos pensar que toda e qualquer aplicação podemos usar o Lightsail para hospedar as mesmas. Assim surge uma dúvida, quando usar o Amazon Lightsail?

Bem, idealmente o Lightsail é indicado para trabalhos mais simples, onde podemos usufruir de uma implantação rápida e sem muitas dificuldades. Assim, podemos começar diretamente, com pouca coisa e depois podemos ir aumentando de acordo com a necessidade da aplicação e ou dos clientes que acessam a mesma.

Podemos usá-lo para aplicações Web, e para isso o Lightsail, possui pilhas desenvolvimento pré-configuradas, como é o caso do LAMP, Nginx, MEAN e Node.JS. Assim, podemos criar uma instância no Lightsail com o LAMP pré-configurado, e com isso ganhamos tempo, e podemos simplesmente subir nosso aplicativo para o servidor e com uma ou outra configuração já está online e pronto para receber acessos.

Também podemos criar instâncias no Lightsail, para disponibilizar sites ou blogs, e o já temos aplicações como WordPress, Magento, Plesk e o Joomla pré-configuradas. Então isso facilita muito nosso trabalho. Mais e para coisas mais profissionais?

Sim, o Lightsail nos permite executar softwares comerciais e de código aberto. Assim, ele nos ajuda quando precisamos de softwares para negócios, bem como armazenamento de arquivos e backups, entre outros. E também podemos usar esse serviço para criar ambientes de testes, ou de homologação, onde podemos hospedar aplicações temporariamente apenas para validação por alguma outro cliente ou empresa.

Porém, temos que ter em mente, que se pretendemos usar aplicações grandes, e complexas, com replicação e uma número grande de acesso, e bem como de alta disponibilidade seria mais interessante usar uma serviço como EC2 e criar uma estrutura mais robusta, porém isso é assunto para um próximo artigo.

Sistemas operacionais e outros

Como vimos no tópico anterior, o Lightsail têm um série de aplicativos pré-configurados, que nos ajuda bastante, porém ele também nos disponibiliza vários sistemas operacionais pré-configurados, e todos seguem o estilo "clicar para iniciar".

Temos a possibilidade de usar sistemas operacionais Linux como é o caso do Ubuntu, sem nenhuma outra configuração, apenas uma instalação limpa do sistema mesmo. Bem como outras distribuições Linux como, por exemplo, o CentOS. E ainda temos sistemas Windows.

Mas também podemos criar máquinas já configuradas com um banco de dados como MySQL ou PostgreSQL e tudo isso em questão de minutos e a manutenção ainda fica totalmente por conta do Lightsail.

Vantagens do Amazon Lightsail

Com tudo que falamos até aqui, você já deve ter compreendido mais ou menos, quais são as vantagens do Amazon Lightsail, mas vamos confirmar seus pensamentos agora. A principal vantagem desse serviço de entrada que a AWS oferece é justamente abstrair a necessidade de instalação das coisas, se queremos algo em específico podemos simplesmente criar a máquina com isso já instalado e pré-configurado para o uso.

Fora a grande variedade de aplicativos e ferramentas que podemos usar nas máquinas. E outra importante vantagem é que podemos evoluir nosso ambiente quando for necessário. Assim podemos mudar para o EC2, que é uma outra ferramenta mais robusta para provisionamento de servidores virtuais.

Além disso, também temos o recurso de balanceamento de carga entre instâncias Lightsail, assim podemos ter mais de uma máquina em execução e dividir o trabalho entre as mesma com a utilização de LoadBalancer.

Conclusão

Vimos que o Amazon Lightsail é uma ferramenta muito interessante quando precisamos dar os primeiros passos nesse ambiente de nuvem, podemos criar e usar máquinas virtuais em questão de minutos e ainda podemos ter essas máquinas pré-configuradas com recursos que precisamos.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre Amazon Lightsail? Aui na Alura temos o Curso de Amazon Lightsail: Descomplicando a nuvem que vai te ensinar como criar máquinas rapidamente, bem como configurar essas máquinas, criar mais de uma máquina com um LoadBalancer para fazer o balanceamento de carga e muito mais.

Jonilson Sousa
Jonilson Sousa

Sou desenvolvedor de software no Grupo Alura. Trabalhando com as mais diversas tecnologias, como Java, Python, Javascript, PHP usando frameworks como Spring Boot, Flask. E gosto de ver outras tecnologias e ou frameworks legais por diversão.

Veja outros artigos sobre DevOps