Como a Alura está implementando o Manifesto Tech?

Desde que divulgamos o Manifesto para o mercado de tecnologia brasileiro, muitas pessoas e empresas têm perguntado: "como faço para implementar?". Não é trivial.

Este texto ilustra uma possível implementação do Manifesto. Cada empresa tem seu contexto e seu estágio de implementação. Esta é a forma particular de como a Alura tenta se aproximar desses valores nos dias de hoje. Queremos iterar e melhorar.

Cultura de crescimento e colaboração da Alura

A Alura respira educação. Não só como o grande produto final para pessoas e empresas, mas para toda a equipe interna.

São muitas áreas diferentes na empresa, com práticas próprias e sua própria realidade. Todas guiadas pelos mesmos valores de crescimento e colaboração, mas cada uma com seu contexto.

Como o Manifesto é sobre times de tecnologia, é bom ilustrar com o time de Dev da Alura.

São hoje 51 pessoas onde 48 delas, inclusive o CTO, foram contratadas como estagiárias, juniores e iniciantes. Várias como primeiro emprego. Cresceram e continuam crescendo aqui; algumas já são seniores e lideranças.

Há pessoas com 3, 5, 7, 8, 13 até 18 anos de empresa. Pessoas de todo Brasil trabalhando remotamente. Pessoas com e sem faculdade. A pessoa mais jovem tem 17 anos e a mais velha 47 anos, ambas iniciantes. 17 são mulheres. Há quem migrou de outras áreas para Dev — e quem fez o caminho contrário.

Alguns pontos-chave da cultura do time:

  • Ambiente fortemente baseado em estudo e aprendizado. Muito tempo do trabalho para estudo.
  • Colaboração contínua, pareamento e trabalho em grupo.
  • Todos ensinam e aprendem. Todo mundo é aluno e mentor ao mesmo tempo.
  • Espaço seguro para experimentar, questionar e errar.
  • Projeto com arquitetura simples e tecnologia acessível.
  • Trabalho remoto saudável e flexível. Cada pessoa organiza seus horários e dias de trabalho. Vida pessoal é prioridade.
  • Pouco níveis hierárquicos—2 no caso do time Dev—e, principalmente, pouca distância entre eles.
  • Liderança é uma habilidade, não um papel. Todos lideram algo, têm suas responsabilidades e são exemplos para os demais.
  • Oportunidade de crescimento e reconhecimento constante.
  • Propósito: trabalhar com educação transformando verdadeiramente a vida de muitas pessoas. Mudando o mercado e a sociedade para melhor.
  • Continuidade: O sênior de amanhã é o júnior de hoje. Contratar agora pensando no médio e longo prazo.
  • Contratar mais pelo perfil que pelo conhecimento técnico. Procuramos pessoas que aprendem intensamente, ensinam e colaboram, são humildes e empáticas, responsáveis e autônomas.
  • Exemplo da nossa vaga de Java Iniciante. Nem todas as vagas iniciantes do mercado podem ter tão poucas exigências, mas na Alura temos essa vantagem.

Com adaptações, esses valores se aplicam a outros times também. O time de Conteúdo, em especial o Scuba Team de suporte aos alunos e alunas, tem 20 pessoas iniciantes em tecnologia, um terço do time técnico. E com plano de dobrar esse número em 2022.

E, certamente, precisamos melhorar em diversidade, nosso processo de contratação, caminho para liderança, formas de reconhecimento e muito mais. O dia-a-dia é cheio de desafios.

Sabemos que cada empresa tem seu contexto e nem tudo se aplica a todos os lugares. Vários fatores favorecem essa estratégia da Alura: ser uma edtech, ser uma empresa com certa visibilidade no mercado, ter um projeto acessível em stacks mais comuns e estar em alto crescimento.

Impacto no mercado e na sociedade

Há um motivo óbvio pelo manifesto ter sido feito em parceria entre empresas e escolas: o potencial de impacto com formação de iniciantes e sua inserção no mercado de trabalho.

Atuamos na Alura com educação em tecnologia há quase duas décadas. Ajudar pessoas a serem boas profissionais de tecnologia é exatamente nossa razão de existir. Mais de um milhão de pessoas foram impactadas neste tempo.

O caminho mais aparente é a oferta de cursos de qualidade pela Alura, tanto para estudantes diretamente quanto através de suas empresas. Mas é muito mais que isso.

Começa pela atração de alunos para tecnologia de forma justa e realista. Sem prometer salários astronômicos no curto prazo e mostrando que o caminho não é fácil. Exige dedicação e oportunidade e, certamente, a maior parte do mérito não é da escola, somos apenas facilitadores.

Atuamos para preparar alunas e alunos para os desafios do mercado. Continuamente lançamos e atualizamos conteúdos alinhados às habilidades mais pedidas nas vagas. E damos foco em geração de portfólio próprio que detaque as habilidades individuais. É uma maneira de facilitar a inserção no mercado de trabalho que costuma exigir muita experiência prévia.

Trabalhar com educação é acreditar na transformação pessoal e social que vem com o aprendizado.

Nossa história começou nas comunidades dev do Brasil. Sempre teve como pilar fortalecer as comunidades, desde a primeira decisão de oferecer as apostilas dos cursos da Caelum abertamente para todos. E até hoje, com muitas iniciativas de educação gratuita de qualidade e sem truques—podcasts, imersões, apostilas, artigos, vídeos, eventos.

Apoiamos diversos grupos de mobilização social, com foco em diversidade e inclusão de pessoas sub-representadas em tech. Como Programaria, Fly Educação, Plataforma Impact, Reprograma, FullStack Social e EducaTRANSforma.

Executamos projetos de alto impacto para iniciantes e grupos sub-representados, como o programa Oracle ONE, o Edutech da Secretaria de Educação do Paraná, o Boticário Desenvolve com foco em diversidade e programas de aceleração de iniciantes com o LevelUp.

E o Manifesto Tech, uma iniciativa para promover debates e tentar influenciar positivamente o mercado. Uma vontade que nasceu na Alura mas que sempre teve como objetivo incluir todo o mercado. É uma iniciativa para incluir todas as pessoas que estão iniciando hoje—alunas e alunos de todas as escolas, autodidatas, quem está trocando de carreira, quem está saindo do ensino médio etc.

A missão do Grupo Alura é transformar a vida pessoal e profissional das pessoas através da educação e da tecnologia. Além da vivência própria, queremos inspirar, provocar e influenciar essa transformação em todo mercado. Neste documento está nossa implementação, muito adaptada ao nosso contexto que é único. Cada empresa vivencia os princípios do Manifesto à sua maneira, com suas adaptações. E com essa pluralidade é que fortaleceremos esse incrível movimento de transformação no mercado de tecnologia brasileiro.