Quais são os principais desafios de comunicação na liderança?

Quais são os principais desafios de comunicação na liderança?

Uma das habilidades interpessoais que os profissionais precisam desenvolver mais do que nunca é a comunicação, ainda mais quando se trata da liderança. Peter Drucker, mais conhecido como o Pai da administração moderna, dizia que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação…”.

Um líder com uma boa capacidade de comunicação pode gerir um time alinhado, com alta produtividade e eficácia nos resultados, ele se comunica com clareza, sabe se relacionar com os funcionários, motivá-los e o principal: um(a) bom(a) líder comunicador sabe criar laços de confiança com o time.

Enquanto um líder que não se comunica e não passa confiança para o time pode prejudicar os resultados e o relacionamento da equipe, quando não há um gerenciamento eficaz, o time se sente completamente perdido.

Pensando na importância da comunicação na liderança, preparamos algumas dicas para desenvolver a sua habilidade de comunicação e alcançar ótimos resultados:

Alguns profissionais subestimam o poder da comunicação, é importante que o líder desenvolva essa competência para que não prejudique de alguma forma a sua carreira já que a liderança depende da comunicação e vise e versa para serem eficazes.

Existem alguns fatores que podemos listar para conseguir desenvolver uma comunicação eficaz com o time:

Se comunique

  • Para transmitir credibilidade e confiança, a liderança deve se comunicar com confiança, saiba o que você vai falar e saiba como transmitir essa mensagem.

  • A sinceridade é um dos pilares da comunicação eficaz, seja uma pessoa honesta.

  • Certifique-se de que as pessoas do seu time estão compreendendo o que está sendo comunicado: tenha uma mensagem clara e objetiva de quais são suas expectativas e sobre quais são os resultados esperados.

É importante que a equipe tenha o sentimento de pertencimento para melhorar a produtividade, mostre que você conhece e se importa com eles, acompanhe a evolução de cada um e deixe claro como eles contribuem com os objetivos e resultados da empresa.

Preste atenção em como você transmite a sua mensagem, quando o assunto é mais importante, seja formal, mas não se prenda só a isso, use um tom coloquial quando achar necessário, isso não te faz um líder menos profissional.

Garanta que sua mensagem foi passada de forma clara e direto ao ponto como falamos nos tópicos acima, é importante que o liderado receba as informações e entenda suas instruções sem nenhuma dúvida para que não haja mais para frente um retrabalho, evitando sempre causar frustrações ao profissional.

Dê Feedbacks

Saber dar e receber feedbacks é um dos pilares mais importantes para o crescimento em conjunto da organização, um líder comunicador deve saber emitir a sua opinião de forma assertiva aos funcionários contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um.

Eles podem ser construtivos, negativos e corretivos. Independente disso, saiba como falar e indique ao(a) colaborador(a) as mudanças necessárias, mostre quais são os pontos que precisam ser aprimorados e acompanhe de perto o seu desenvolvimento, isso vai estreitar o laço entre líder e liderado gerando mais confiança entre os dois.

Quando este hábito passa a fazer parte do dia a dia do time os funcionários começam a se sentir motivados, fazendo com que a produtividade aumente e consequentemente os resultados melhorem, por isso é importante estimular a cultura do feedback nas organizações.

Tenha uma escuta ativa

Em um time bem liderado a comunicação está presente em todos os sentidos. Uma pessoa que se comunica bem precisa parar para ouvir atentamente o que o profissional está falando, se envolver no assunto e desenvolver um diálogo.

É essencial que o(a) líder saiba que antes de tudo ele é um ser humano, que ele erra e aprende diariamente assim como cada um de sua equipe, por isso é importante ter uma escuta ativa e demonstrar realmente um interesse genuíno na conversa.

Se você é um líder e deseja aprimorar sua habilidade de comunicação, é importante que você invista em seu conhecimento e desenvolvimento profissional já que essa habilidade consegue impactar positivamente no papel da liderança.

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