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Quais são os principais desafios de comunicação na liderança?

Alanis Presotto

Alanis Presotto


equipe de trabalho reunida em uma sala de vidro representando a comunicação na liderança

Uma das habilidades interpessoais que profissionais de qualquer área precisam desenvolver mais do que nunca é a comunicação, principalmente quando se trata da liderança. Peter Drucker, mais conhecido como o “Pai da administração moderna”, dizia que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação…”.

Um (a) líder com uma boa capacidade de comunicação pode gerir um time alinhado, com alta produtividade e eficácia nos resultados. Essa pessoa se comunica com clareza, sabe se relacionar com os funcionários e funcionárias, motivá-los e o principal: um(a) bom(a) líder comunicador sabe criar laços de confiança com o time.

Enquanto uma pessoa que atua como liderança que não se comunica e não passa confiança para o time pode prejudicar os resultados e o relacionamento da equipe. Quando não há um gerenciamento eficaz, o time se sente completamente perdido.

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Liderança e Comunicação: qual a relação?

Pensando na importância da comunicação na liderança, preparamos algumas dicas para desenvolver a sua habilidade de comunicação e alcançar ótimos resultados.

Muitas lideranças subestimam o poder da comunicação. No entanto, é importante que o (a) líder desenvolva essa competência para não prejudicar de alguma forma a sua carreira, já que a liderança depende da comunicação com as pessoas.

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Principais desafios neste cenário

Como vimos, uma boa liderança envolve uma comunicação clara e assertiva. No entanto, diversos desafios podem surgir nesse processo de comunicação, tais como:

  • Compreensão dificultada: as lideranças muitas vezes lidam com equipes diversificadas, com membros que possuem diferentes experiências, habilidades e perspectivas. Isso pode levar a interpretações variadas de mensagens, resultando em mal-entendidos e falta de alinhamento.
  • Barreiras de idioma e cultura: em empresas globais, essas barreiras podem complicar a comunicação. Expressões, nuances linguísticas e estilos de comunicação podem ser interpretados de maneira diferente por pessoas de diferentes origens culturais.
  • Falta de transparência: pode criar desconfiança entre os membros da equipe e a liderança. A omissão de informações importantes ou a comunicação seletiva podem prejudicar a confiança e o engajamento das pessoas colaboradoras.
  • Feedback ineficaz: a habilidade de fornecer feedback construtivo é essencial para a liderança. No entanto, algumas lideranças podem ter dificuldades em dar feedback de maneira clara e construtiva, o que pode impactar o desenvolvimento da equipe.
  • Sobrecarga de informações: em ambientes de trabalho rápidos e dinâmicos, os (as) líderes podem enfrentar o desafio de fornecer informações importantes de maneira acessível, sem sobrecarregar a equipe com excesso de dados.
  • Má gestão de conflitos: a comunicação inadequada pode contribuir para gerar conflitos dentro da equipe. Líderes precisam abordar conflitos de maneira empática, promovendo um ambiente aberto para discussões e resoluções construtivas.
  • Falta de habilidades de comunicação interpessoal: nem todas as lideranças possuem habilidades naturais de comunicação interpessoal. A incapacidade de se conectar emocionalmente com a equipe pode afetar a motivação e a coesão do grupo.
  • Tecnologia e sobrecarga de comunicação: a atual dependência excessiva de ferramentas de comunicação online pode levar à sobrecarga de informações. Por isso, é importante que as lideranças gerenciem as tecnologias de comunicação para evitar a dispersão e a falta de foco.

Para superar esses desafios, as pessoas que atuam como líderes podem investir no desenvolvimento de habilidades, promover uma cultura de transparência, adaptar seu estilo de comunicação para melhorar o diálogo entre equipes, se atentando para as diferentes perspectivas presentes no grupo.

Como otimizar a comunicação na liderança

Como vimos, uma comunicação assertiva é fundamental na construção de lideranças bem-sucedidas. Por isso, é importante otimizar essa interação, a fim de transmitir clareza, inspirar confiança e manter uma linha aberta de diálogo entre a liderança e as equipes.

Nesse contexto, é necessário seguir alguns passos estratégicos, que você confere a seguir.

Se comunique

  • Para transmitir credibilidade e convicção, a liderança deve se comunicar com confiança. Por isso, é essencial que você saiba o que vai falar e, principalmente, saiba como transmitir essa mensagem.
  • A sinceridade é um dos pilares da comunicação eficaz e de uma boa liderança. Dessa forma, procure se comunicar com transparência.
  • Transmita de forma clara e objetiva quais são suas expectativas e quais os resultados esperados. Certifique-se de que as pessoas do seu time estão compreendendo o que está sendo comunicado.

É importante que a equipe tenha o sentimento de pertencimento para melhorar a produtividade. Sendo assim, mostre que você conhece e se importa com os colaboradores e colaboradoras, acompanhando sua evolução individual e deixando claro como cada pessoa contribui com os objetivos e resultados da empresa.

Preste atenção em como você transmite a sua mensagem. Quando o assunto for mais sério, utilize uma linguagem formal, mas não se prenda somente a isso. Você também pode usar um tom coloquial quando achar necessário, e isso não te faz um (a) líder menos profissional.

Garanta que sua mensagem foi transmitida de forma clara e direto ao ponto. Como falamos nos tópicos acima, é importante que a pessoa liderada receba as informações e entenda suas instruções sem nenhuma dúvida para que não haja um retrabalho posterior, evitando sempre causar frustrações às pessoas profissionais.

Dê Feedbacks

Saber dar e receber feedbacks é um dos pilares mais importantes para o crescimento em conjunto da organização. Uma liderança comunicadora deve saber emitir a sua opinião de forma assertiva aos funcionários e funcionárias, contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um (a).

Eles podem ser construtivos, negativos e corretivos. Independente disso, saiba como falar e indique ao(a) colaborador(a) as mudanças necessárias, mostre quais são os pontos que precisam ser aprimorados e acompanhe de perto o seu desenvolvimento, isso vai estreitar o laço entre a pessoa que é líder e a que é liderada, gerando mais confiança entre ambas.

Quando este hábito passa a fazer parte do dia a dia do time, as pessoas colaboradoras começam a se sentir motivadas, fazendo com que a produtividade aumente e, consequentemente, os resultados melhorem. Por isso, é importante estimular a cultura do feedback nas organizações.

Tenha uma escuta ativa

Em um time bem liderado, a comunicação está presente em todos os sentidos. Uma pessoa que se comunica bem precisa parar para ouvir atentamente o que o (a) profissional está falando, se envolver no assunto e desenvolver um diálogo.

É essencial que a pessoa que atua como líder saiba que antes de tudo, ela é um ser humano, que comete erros e aprende diariamente, assim como cada membro de sua equipe. Por essa razão, é importante ter uma escuta ativa e demonstrar realmente um interesse genuíno na conversa.

Se você atua como líder e deseja aprimorar sua habilidade de comunicação, é importante investir em seu conhecimento e desenvolvimento profissional, já que essa habilidade consegue impactar positivamente no papel da liderança.

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Alanis Presotto
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