Quais são os principais desafios de comunicação na liderança?

Alanis Presotto
Alanis Presotto

Compartilhe

Uma das habilidades interpessoais que os profissionais precisam desenvolver mais do que nunca é a comunicação, ainda mais quando se trata da liderança. Peter Drucker, mais conhecido como o Pai da administração moderna, dizia que “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação…”.

Um líder com uma boa capacidade de comunicação pode gerir um time alinhado, com alta produtividade e eficácia nos resultados, ele se comunica com clareza, sabe se relacionar com os funcionários, motivá-los e o principal: um(a) bom(a) líder comunicador sabe criar laços de confiança com o time.

Enquanto um líder que não se comunica e não passa confiança para o time pode prejudicar os resultados e o relacionamento da equipe, quando não há um gerenciamento eficaz, o time se sente completamente perdido.

Pensando na importância da comunicação na liderança, preparamos algumas dicas para desenvolver a sua habilidade de comunicação e alcançar ótimos resultados:

Alguns profissionais subestimam o poder da comunicação, é importante que o líder desenvolva essa competência para que não prejudique de alguma forma a sua carreira já que a liderança depende da comunicação e vise e versa para serem eficazes.

Existem alguns fatores que podemos listar para conseguir desenvolver uma comunicação eficaz com o time:

Se comunique

  • Para transmitir credibilidade e confiança, a liderança deve se comunicar com confiança, saiba o que você vai falar e saiba como transmitir essa mensagem.

  • A sinceridade é um dos pilares da comunicação eficaz, seja uma pessoa honesta.

  • Certifique-se de que as pessoas do seu time estão compreendendo o que está sendo comunicado: tenha uma mensagem clara e objetiva de quais são suas expectativas e sobre quais são os resultados esperados.

É importante que a equipe tenha o sentimento de pertencimento para melhorar a produtividade, mostre que você conhece e se importa com eles, acompanhe a evolução de cada um e deixe claro como eles contribuem com os objetivos e resultados da empresa.

Preste atenção em como você transmite a sua mensagem, quando o assunto é mais importante, seja formal, mas não se prenda só a isso, use um tom coloquial quando achar necessário, isso não te faz um líder menos profissional.

Garanta que sua mensagem foi passada de forma clara e direto ao ponto como falamos nos tópicos acima, é importante que o liderado receba as informações e entenda suas instruções sem nenhuma dúvida para que não haja mais para frente um retrabalho, evitando sempre causar frustrações ao profissional.

Dê Feedbacks

Saber dar e receber feedbacks é um dos pilares mais importantes para o crescimento em conjunto da organização, um líder comunicador deve saber emitir a sua opinião de forma assertiva aos funcionários contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um.

Eles podem ser construtivos, negativos e corretivos. Independente disso, saiba como falar e indique ao(a) colaborador(a) as mudanças necessárias, mostre quais são os pontos que precisam ser aprimorados e acompanhe de perto o seu desenvolvimento, isso vai estreitar o laço entre líder e liderado gerando mais confiança entre os dois.

Quando este hábito passa a fazer parte do dia a dia do time os funcionários começam a se sentir motivados, fazendo com que a produtividade aumente e consequentemente os resultados melhorem, por isso é importante estimular a cultura do feedback nas organizações.

Tenha uma escuta ativa

Em um time bem liderado a comunicação está presente em todos os sentidos. Uma pessoa que se comunica bem precisa parar para ouvir atentamente o que o profissional está falando, se envolver no assunto e desenvolver um diálogo.

É essencial que o(a) líder saiba que antes de tudo ele é um ser humano, que ele erra e aprende diariamente assim como cada um de sua equipe, por isso é importante ter uma escuta ativa e demonstrar realmente um interesse genuíno na conversa.

Se você é um líder e deseja aprimorar sua habilidade de comunicação, é importante que você invista em seu conhecimento e desenvolvimento profissional já que essa habilidade consegue impactar positivamente no papel da liderança.

Quer saber mais sobre comunicação na liderança? Acesse o curso de Feedback e desenvolva ainda mais seus conhecimentos!

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão