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IA no Empreendedorismo: como aplicar, vantagens, e mais!

Athena Bastos

Athena Bastos


Se você ainda pensa que Inteligência Artificial é um assunto para grandes empresas de tecnologia, é hora de rever seus conceitos. Uma pesquisa recente do Sebrae, divulgada exclusivamente pela CNN, revela um dado surpreendente: o uso da IA já é uma realidade para 44% dos pequenos negócios no Brasil.

Esse número mostra que a IA deixou de ser uma promessa distante para se tornar uma ferramenta presente no dia a dia de milhares de pessoas empreendedoras.

E o motivo é simples: a tecnologia está ajudando a otimizar o tempo, personalizar o atendimento, reduzir custos e, claro, vender mais.

Mas, para quem está na correria diária de gerenciar um pequeno negócio, a ideia de implementar soluções de IA pode parecer complexa, cara ou até mesmo intimidante. A boa notícia é que começar é mais simples do que parece.

Isso porque a IA já está integrada em ferramentas que você usa diariamente e pode ser aplicada sem a necessidade de grandes investimentos ou conhecimento técnico.

Quer saber como IA e empreendedorismo podem andar juntos? Continue a leitura deste artigo e confira conceitos e dicas de como a Inteligência Artificial aplicada aos negócios pode ser uma aliada no seu trabalho diário.

O que é Inteligência Artificial?

De forma simples, podemos entender que a Inteligência Artificial é quando ensinamos computadores e sistemas a “pensar” e “aprender” de maneira semelhante aos seres humanos.

Em vez de somente executar comandos, essas tecnologias conseguem analisar informações, reconhecer padrões e até tomar decisões sozinhas, baseadas nos dados que recebem.

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Um exemplo prático é quando você pesquisa um produto que quer comprar no Google ou interage com o chat de uma loja online. Muitas vezes é a IA que está por trás, entendendo sua dúvida e oferecendo uma resposta rápida.

O mesmo acontece quando aplicativos de entrega sugerem seu pedido favorito ou quando plataformas de música indicam artistas que combinam com o seu estilo musical — tudo é baseado em algoritmos, ou seja, os agentes que estudam seu comportamento virtual e buscam oferecer as melhores respostas ou opções disponíveis.

E o ChatGPT, também é IA?

Sim! O ChatGPT é um dos exemplos mais famosos de Inteligência Artificial atuais, mas a diferença é que ele pertence a uma categoria especial chamada IA Generativa.

Pense assim: a IA que mencionamos antes é como uma excelente analista. Ela observa dados, encontra padrões e ajuda a tomar decisões, como qual produto te recomendar ou qual a melhor rota no trânsito.

Já a IA Generativa, como a presente no ChatGPT, Gemini e Claude, é como um programa de criação. Em vez de somente analisar informações que já existem, ela é capaz de criar algo novo, como um texto, uma imagem, uma música ou até uma linha de código.

Isso é possível porque essa IA é do tipo LLM, que significa Large Language Model (ou Grande Modelo de Linguagem). O que significa que ela foi treinada com uma quantidade gigantesca de textos da internet, aprendendo não só as palavras, mas também os contextos e as formas de conectar ideias.

Por isso, quando você faz uma pergunta ao ChatGPT, ele não busca uma resposta pronta, ele gera um texto como se estivesse conversando com você.

Então, enquanto a IA tradicional é focada em análise e automação de processos, a IA Generativa é focada em criação e conversação, o que abre um leque de possibilidades para os negócios.

Como a IA pode ajudar as empresas de pequeno porte?

Deu para perceber que quando falamos em Inteligência Artificial, não estamos falando de algo complexo, certo? Na prática, a IA, seja tradicional ou generativa, está mais próxima do que se imagina — no celular, no WhatsApp, no Instagram —, e pode ser acionada para resolver tarefas das pequenas pessoas empreendedoras.

Os dados podem comprovar isso. Segundo uma pesquisa do Sebrae divulgada com pela CNN, as empresas de pequeno porte (EPP) são as que mais declaram usar IA (65%), enquanto entre MEIs o percentual é de 35%. Ou seja, a tecnologia já é rotina para muitas pessoas empreendedoras; não é um privilégio de grandes empresas.

Mas, como isso se traduz na realidade? O primeiro passo para começar a usar Inteligência Artificial nos negócios é pensar onde adicioná-la para te ajudar. Veja abaixo, algumas das principais funções que ela pode exercer.

  • Descoberta e posicionamento: a IA pode te ajudar a entender quais termos as pessoas usam para encontrar seus produtos/serviços na internet, além de indicar como ajustar a linguagem do seu perfil, seja em redes sociais ou site, para ser que as pessoas te encontrem com mais facilidade.
  • Atendimento onde o cliente está: no WhatsApp e no Instagram, por exemplo, chatbots simples respondem perguntas frequentes, registram pedidos de lojas e encaminham casos que precisam do atendimento humano para serem resolvidos.
  • Rotina operacional menos pesada: da organização de agenda à conferência de estoque e emissão de lembretes de pagamento, se você vende produtos, por exemplo, pode automatizar o que é repetitivo e liberar seu tempo para cuidar de tarefas que exigem atenção.

Em resumo, a ideia central aqui é começar pequeno e com propósito. Então, sugerimos que escolha um problema que consome tempo (por exemplo, responder às mesmas dúvidas de clientes no WhatsApp), para implementar uma solução simples de IA e medir com um indicador — como tempo de resposta ou número de pedidos fechados —, e conferir se essa mudança teve impacto no seu negócio ou não.

Leia também: 10 ferramentas de IA para aumentar a produtividade da sua empresa

Vantagens das empresas que trabalham com Inteligência Artificial

Usar Inteligência Artificial nas empresas não é mais algo para ser feito no futuro; é uma decisão estratégica que está mudando, nos dias de hoje, o jogo para negócios de todos os portes.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft revelou que 77% das pessoas tomadoras de decisão entrevistadas acreditam que a IA agiliza processos empresariais, e 73% afirmam que vão continuar investindo ou começar a investir nessa tecnologia nos próximos anos.

Esse movimento reforça que a IA já se tornou uma ferramenta para pequenos negócios. Quem começar o uso dessa tecnologia, conquistará vantagens competitivas importantes em relação a quem ainda não deu o primeiro passo.

Se você empreende e ainda não conhece o potencial das ferramentas de Inteligência Artificial, veja a seguir, algumas das principais vantagens que a IA para negócios pode te oferecer.

1. Redução de custos e ganho de tempo

A IA ajuda a automatizar atividades que antes ocupavam horas do seu dia, como organizar planilhas, responder dúvidas frequentes ou agendar compromissos.

Com isso, você economiza em mão de obra para tarefas repetitivas e ganha tempo para focar no que realmente gera valor: vender e atender melhor.

2. Atendimento mais rápido e personalizado

Com chatbots e assistentes virtuais, é possível atender clientes em tempo real, seja no WhatsApp, redes sociais ou site da empresa.

E não se trata de respostas genéricas: a Inteligência Artificial para negócios aprende com cada interação e passa a oferecer soluções mais personalizadas, criando uma experiência mais próxima do que o(a) cliente espera.

3. Decisões mais inteligentes com base em dados

Muitas vezes, os empreendedores e empreendedoras de pequenos negócios tomam decisões por intuição ou por achismos. Porém, as ferramentas de IA, como o ChatGPT, podem auxiliar na mudança desse cenário, ao analisar informações de vendas, comportamento de clientes e até tendências de mercado.

Isso faz com que você possa planejar melhor as promoções, ajustar preços e até escolher os canais de divulgação com mais assertividade.

Leia também: A jornada para se tornar uma empresa data driven de sucesso

4. Automação de processos repetitivos

Controle de estoque, emissão de notas fiscais, lembretes de pagamento e até a gestão de redes sociais podem ser automatizados com IA. Isso significa menos retrabalho, redução de erros humanos e mais eficiência para o dia a dia da empresa.

Dicas para começar a usar IA nas empresas sem complicação

Que IA e empreendedorismo andam juntos, isso é fato. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como empresas que utilizam Inteligência Artificial fazem isso, na prática, abaixo daremos algumas dicas de como você pode dar os primeiros passos de forma simples e gradual.

Comece com ferramentas acessíveis

Você não precisa começar investindo em soluções de IA para empresas com alto valor. Uma ótima forma é começar pelas ferramentas que já fazem parte do seu dia a dia e que oferecem recursos muito úteis.

O WhatsApp Business, por exemplo, permite criar respostas rápidas para perguntas frequentes, organizar clientes por etiquetas e montar um catálogo de produtos dentro do próprio aplicativo. Isso facilita tanto a comunicação quanto as vendas, já que o(a) cliente encontra tudo em um só lugar.

Outro recurso gratuito e eficiente é a Meta Business Suite, que centraliza a gestão das redes sociais Instagram e Facebook. Com ela, é possível agendar publicações, responder mensagens em tempo real e acompanhar métricas de desempenho das postagens, entendendo quais conteúdos realmente engajam o seu público.

Já o Google Workspace pode ser usado como base para organizar informações e dados importantes do seu negócio. Com o Forms, você cria pesquisas ou cadastros de clientes em minutos; no Planilhas, é possível acompanhar vendas e controlar finanças.

Além de contar com a integração da IA do Google, o Gemini, para te ajudar a escrever e obter informações rápidas. Tudo isso apenas com as versões gratuitas já disponíveis.

Invista em soluções que resolvem problemas reais

Se você quer começar a investir em tecnologia, a melhor abordagem é focar na Inteligência Artificial como uma ferramenta para resolver problemas que você enfrenta hoje.

Isto é, em vez de adotar a tecnologia somente por ser tendência, identifique os desafios da sua operação; por exemplo: você gasta muito tempo respondendo às mesmas perguntas de clientes? Tem dificuldade em organizar as finanças? Sente que suas campanhas de marketing não atingem o público certo?

Para cada um desses problemas, existe uma ferramenta de IA focada em resultados práticos. Confira abaixo, algumas plataformas, com planos gratuitos e pagos, que podem te ajudar.

  • Para o atendimento ao cliente: se o seu problema é o volume de mensagens, um chatbot inteligente pode ser a solução. Ferramentas como Octadesk ou ManyChat podem ser integradas ao seu site, ou redes sociais, para responder a dúvidas frequentes 24 horas por dia, qualificar leads e até agendar serviços.
  • Para a gestão financeira: a Inteligência Artificial pode ser uma aliada na organização das finanças. Com os modelos de LLM, por exemplo, é possível automatizar a categorização de despesas, criar relatórios personalizados, prever cenários de fluxo de caixa e até organizar dados complexos em planilhas de forma mais intuitiva. Isso reduz erros manuais, aumenta a agilidade e oferece uma visão clara da saúde financeira do negócio.
  • Para o marketing personalizado: caso o seu problema sejam campanhas de divulgação sem o retorno esperado, ferramentas como Mailchimp e HubSpot usam IA para analisar o comportamento de clientes e segmentar o público de forma mais precisa. Elas podem sugerir os melhores horários para envio de e-mails, personalizar ofertas e criar anúncios que realmente se conectam com as pessoas certas, otimizando seu investimento.

Teste, acompanhe resultados e faça ajustes contínuos

É importante ter em mente que a introdução da Inteligência Artificial nos negócios de pequeno porte precisa ser um projeto contínuo de aprendizado e otimização. A chave para o sucesso é começar aos poucos, medir os resultados e ajustar a rota conforme necessário.

Para que essa jornada fique ainda mais clara, separamos abaixo um pequeno passo a passo de como começar a adoção e entender seus resultados.

1° passo: comece com um projeto-piloto

Em vez de tentar revolucionar toda a empresa de uma vez, escolha uma única área para testar a nova ferramenta. Por exemplo, implemente um chatbot apenas no site para responder às dez perguntas mais comuns. Isso permite que você aprenda sobre a tecnologia com baixo risco e custo.

2° passo: defina métricas claras de sucesso

Antes de começar, pergunte-se: “O que eu quero alcançar com isso?”. O objetivo pode ser reduzir o tempo de resposta para clientes em 50% ou economizar 3 horas de trabalho administrativo por semana. Enfim, o importante é ter metas claras para saber se o investimento está valendo a pena.

3° passo: acompanhe os dados e faça refinamentos humanos

Use as métricas definidas no passo anterior para avaliar o desempenho da ferramenta de IA adotada. Entretanto, além dos números, ouça sua equipe e clientes para entender se, por exemplo, o chatbot realmente está ajudando ou gerando frustração.

Mais importante ainda: lembre-se de que nenhuma ferramenta é totalmente autônoma. É preciso acompanhamento humano constante para interpretar os resultados, aplicar uma visão crítica e realizar ajustes, como deixar respostas de forma mais natural ou rever campanhas que não estejam entregando o impacto esperado.

Leia também: Cultura do test and learn: como criar um ambiente de testes e inovação contínua

Saiba como aplicar a IA no seu pequeno negócio, na prática

Para você ficar ainda mais por dentro do assunto Inteligência Artificial nas organizações, trouxemos alguns exemplos de negócios e como a IA pode estar presente em suas rotinas. Isso te ajudará a ter uma visão mais ampla da tecnologia, além de gerar ideias que podem ser adaptadas à sua empresa.

Exemplo 1: loja de roupas

A dona de uma pequena loja de roupas online percebe que muitas pessoas navegam por várias páginas da sua loja online, mas abandonam o carrinho sem comprar. Ela acredita que, por estar em um ambiente online, ela não consegue saber o gosto de cada cliente para ajudar no processo de compra.

Solução: a loja pode integrar um sistema de recomendação inteligente à sua plataforma de e-commerce. Essa ferramenta de IA funciona como uma pessoa vendedora virtual, que aprende com cada clique e recomenda as peças que mais se adequam ao estilo observado.

Exemplo 2: restaurante

Durante o horário de almoço, um restaurante local vive com o telefone ocupado e o WhatsApp com muitas mensagens. A equipe do estabelecimento se divide entre anotar pedidos, cozinhar e atender no balcão, o que gera erros e atrasos nos pedidos.

Solução: o restaurante implementa um chatbot inteligente, integrado ao WhatsApp e ao site. Esse assistente virtual anotará os pedidos e, por meio de uma integração, também poderá gerar as comandas. Assim, as pessoas trabalhadoras do local podem focar em outras funções.

Exemplo 3: pessoa prestadora de serviços

Uma psicóloga autônoma gasta horas da sua semana trocando mensagens com pacientes para encontrar um horário compatível. Além do tempo gasto, ela ainda precisa enviar lembretes manualmente para evitar faltas nas sessões.

Solução: adotar uma ferramenta de agendamento inteligente, que funciona como uma secretária virtual.

Assim, a psicóloga pode marcar os horários que ela estará disponível para atender e as pessoas pacientes podem marcar a sessão na data que preferirem. Isso também inclui o envio de lembretes automáticos horas ou dias antes da consulta.

Para finalizar, destacamos que, em todos esses casos, a IA não substitui o trabalho humano, mas automatiza tarefas repetitivas, o que permite que as pessoas empreendedoras tenham mais tempo para ações estratégicas e criativas.

E para dar esse passo com segurança no seu negócio, o conhecimento é o melhor caminho. A parceria da Alura + FIAP Para Empresas oferece formações e treinamentos personalizados de acordo com as necessidades da sua equipe e empresa.

Assim, você e seu time aprendem a usar a Inteligência Artificial da melhor forma e continuam acompanhando as inovações para manterem a competitividade.

Fale com nossa equipe de especialistas e combine IA e empreendedorismo no seu dia a dia!

Leia também: Como a IA pode facilitar o trabalho das pessoas colaboradoras dentro de uma empresa

Athena Bastos
Athena Bastos

Coordenadora de Comunicação da Alura + FIAP Para Empresas. Bacharela e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-graduanda em Digital Data Marketing pela FIAP. Escreve para blogs desde 2008 e atua com marketing digital desde 2018.