Compre agora Login
Artigo

Como aplicar cerimônias remotas de Scrum

Alanis Presotto

Alanis Presotto


post-it escrito Scrum

Se você tem interesse em Metodologias Ágeis, provavelmente já deve ter ouvido falar do Scrum.

O Scrum, um dos frameworks da Metodologia de Desenvolvimento Ágil, é uma estrutura de processo que gerencia o desenvolvimento de produtos de forma rápida, adaptável, flexível e eficaz, além de garantir entregas de qualidade das demandas dentro do prazo definido.

No time de conteúdo de Inovação e Gestão da Alura, do qual faço parte, utilizamos a metodologia Scrum como principal modelo de trabalho.

O nosso trabalho é dividido por Sprints, com um timebox (tempo de duração definido) de 2 semanas. Durante este tempo, temos algumas cerimônias e utilizamos algumas ferramentas de trabalho para auxiliar e facilitar a entrega de valor.

Para entender mais sobre as cerimônias ágeis e as ferramentas que podem ser utilizadas no trabalho remoto com Scrum, continue lendo este artigo :)

Aprimore a sua atuação como liderança tech e aumente a performance do seu time. Baixe nosso kit de materiais exclusivos

Scrum: o que é?

O framework Scrum, também conhecido como metodologia ágil Scrum, é utilizado para o desenvolvimento e gerenciamento de produtos complexos, principalmente em projetos de software, embora também possa ser aplicado a outros contextos.

Por framework, podemos entender uma estrutura que define papéis, eventos e artefatos, além de fornecer regras e diretrizes para a colaboração ágil e eficiente em equipes de desenvolvimento.

VEJA TAMBÉM:

Quais são as Cerimônias do Scrum?

Cerimônias Scrum é como nós chamamos as nossas reuniões. Cada uma delas tem um objetivo principal e todas são importantes para o trabalho da equipe fluir como o esperado e para o melhor desenvolvimento dos produtos.

Conheça os diferentes tipos de cerimônias do Scrum que fazem parte do nosso dia a dia de trabalho:

Maior escola de tecnologia do país - saiba mais

Sprint Planning ou Planejamento da Sprint

O objetivo da cerimônia de Sprint Planning é planejar o que será feito durante uma Sprint, ou seja, durante um período de tempo definido, que pode variar dependendo do timebox de cada equipe. Por isso, essa cerimônia é realizada sempre antes de iniciar uma Sprint.

Durante a reunião, a pessoa que é Product Owner, ou Proprietária do Produto, terá uma lista de demandas pendentes já priorizadas. Essa lista será passada para as pessoas integrantes do time, com o intuito de negociar a quantidade de demandas que poderão ser desenvolvidas e concluídas na Sprint.

Essa reunião costuma ter a duração de 1 ou 2 horas e sempre conta com a presença de todo o time.

Dailys ou Reuniões Diárias

A Daily é uma reunião rápida e diária, que tem o objetivo de informar a todos os (as) integrantes da equipe o que está acontecendo ou em qual etapa está o desenvolvimento do produto. Cada pessoa deve falar rapidamente sobre o que trabalhou no dia anterior, o que ela está fazendo ou irá fazer no dia e se há algum impedimento.

As reuniões diárias devem ser objetivas, informativas e principalmente rápidas (no máximo 15 minutos), para não sobrecarregar a equipe.

Sprint Review ou Revisão de interação

A cerimônia de Sprint Review é o momento onde o trabalho da equipe é mostrado para todas as partes interessadas e envolvidas no desenvolvimento do produto, como: Scrum Master, Product Owner, Stakeholders, equipe de desenvolvimento e pessoas de outros times com interesse no projeto.

Com uma estrutura mais formal, a Sprint Review pode ser realizada ao final da Sprint ou em algum dia da semana específico, por exemplo, todas as sextas-feiras. O importante é que a frequência dessa reunião seja fixa. Esse é o momento ideal para celebrar as conquistas e receber feedbacks.

Retrospectiva

Na reunião de retrospectiva é a hora de dar feedback de como foi aquele período de trabalho. Isso inclui informar se houve alguma dificuldade ou impedimento, além de avaliar o que está funcionando em relação ao trabalho da equipe, se existe algo que não está dando certo e encontrar uma solução para isso.

Todo o time participa da reunião, que é feita no final da sprint e dura pelo menos 1 hora. O foco é na melhoria contínua do trabalho em geral, desde as atividades e relacionamento da equipe até o desenvolvimento do produto.

Qual a importância das cerimônias no Scrum?

Como vimos, as cerimônias no Scrum são eventos planejados e estruturados que fornecem oportunidades para que a equipe se comunique, colabore e reflita sobre o trabalho realizado.

Elas desempenham um papel essencial no sucesso do framework, pois ajudam a promover a transparência ao longo do processo, a inspeção e a adaptação, valores fundamentais do Scrum.

Além disso, elas também garantem o alinhamento da equipe, com foco nas metas do produto e na capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças, por proporcionarem uma visão clara do progresso e dos desafios enfrentados pela equipe.

Ferramentas

mulher mexendo no notebook #inset

Existem algumas ferramentas de trabalho remoto que podem nos ajudar e facilitar o trabalho com o Scrum. Separei 5 das que eu conheço, utilizo no meu dia a dia de trabalho e recomendo:

Trello

O Trello é uma ferramenta de organização, visualização e controle das tarefas. A interface é simples e intuitiva, possibilita organizar as demandas através de cartões e facilita a visualização do status das demandas através de suas colunas.

No link a seguir, você pode acessar um post que encontrei no blog do próprio Trello, que ensina a implementar o Scrum e o Trello na sua equipe.

Discord e Slack

Os dois aplicativos possuem basicamente a mesma função, são ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para o meio corporativo, possibilitando manter uma comunicação assíncrona bem eficaz.

Meet

Através do Google Meets, uma ferramenta disponibilizada e desenvolvida pelo próprio Google, é possível estabelecer comunicação por vídeo. As cerimônias virtuais podem ser realizadas neste aplicativo, já que é uma ferramenta gratuita e de fácil uso.

Miro

O Miro é uma ferramenta de quadro colaborativo que facilita a organização e colaboração entre os integrantes do time. Normalmente, usamos o Miro na reunião de Retrospectiva, organizando através do quadro e das notas adesivas o que está dando certo, o que não está dando certo e as respectivas possíveis soluções.

Planning Poker

Para completar, o Planning Poker é uma ferramenta de uso fácil e intuitivo, que serve para criar estimativas mais precisas sobre o planejamento e execução das sprints, além de promover uma conversa mais interativa, descontraída e animada com as pessoas da equipe.

São essas as cerimônias que compõem o trabalho com Scrum e as ferramentas que podem ser utilizadas para complementar o trabalho remoto.

Conheça alguns cursos disponíveis na Alura Para Empresas para você e seu time desenvolverem ainda mais seus conhecimentos:

E se você quer conhecer mais da nossa solução para a sua empresa, fale conosco e veja todos os nossos benefícios para a sua organização!

Alanis Presotto
Alanis Presotto

Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas

Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.

  • Logo daa Dasa class=