Design & UX

Ilustração 3D com Softimage parte 1: Criação de personagem

Curso online de Ilustração 3D com Softimage parte 1: Criação de personagem

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  • Modele uma personagem humanóide completa
  • Crie materiais transparentes e reflexivos
  • Aplique um esqueleto humano com controladores avançados
  • Aprenda a aplicar deformações e definir uma pose
  • Utilize iluminação por imagem com radiosidade

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Público alvo

Artistas iniciantes e profissionais criativos que desejam entrar no mercado de ilustração 3D, animação, jogos e realidade virtual.

Nível de Dificuldade

Básico

Instrutores

  • Vinicius Vinci

    Vinícius é designer de games e modelador 3D. Atua nos setores de ensino e publicidade, com foco em Autodesk Maya, Adobe Photoshop e V-Ray. Se aprofundou em design de games e mídias digitais, modelagem hard surface e V-Ray na Gnomon School of Visual Effects em Los Angeles, EUA. Como instrutor, sempre tenta trazer os conhecimentos mais atualizados e compartilhar a sua paixão pelo design.

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Conteúdo Detalhado

  1. Introdução

    • Unidades métricas
    • Imagens de referência na vista perspectiva
    • Fixando janela de parâmetros (lock window)
  2. Modelando sobre a referência

    • Ajustes de cor para rotoscopia
    • Centro de geometria (COG)
    • Unificador de transformações (UNI)
  3. União de partes e mapa de atalhos

    • Mapa de atalhos no teclado
    • Incrementos de transformação (snap)
    • Definindo tecla de atalho para aumentar e diminuir vistas
    • Deletando polígonos
    • Unindo polígonos (merge)
    • Adicionar/editar polígonos (add/edit polygon tool)
  4. Modelando a mão e os dedos

    • Alternando modos de visualização
    • Eixo global e local
    • Adicionando bordas (add edge tool)
    • Juntando polígonos (dissolve components)
    • Chanfro (bevel)
    • Movendo elementos (move tool)
  5. Soldando polígonos com simetria e organização por layers

    • Movendo e soldando polígonos (M)
    • Cópia com herança de forma (clone)
    • Camadas para organização (layers)
  6. Suavização de malha e eixos temporários

    • Cor do layer
    • Transparência
    • Proporcional (Prop)
    • Suavizando malha (smooth)
    • Eixo de transformação temporário
  7. Histórico de modelagem, edge loop e duplicação de bordas

    • Limpando histórico do modelo (freeze)
    • Selecionando círculos de bordas (edge loops)
    • Duplicando bordas
  8. Definindo e atualizando o modelo

    • Importando modelo
    • Qualidade do render de região
    • Movendo objeto entre layers
  9. Exportando e importando modelos entre projetos distintos

    • Filtro de seleção (polygon island)
    • Unindo objetos com o Merge
    • Removendo de hierarquia (cut)
    • Seleção de hierarquia
  10. Pálpebras, cílios e cabelo

    • Combinando transformações (match)
    • Fltro para bordas (border edge)
    • Cópia com simetria (duplicate symmetry)
    • Headlight (luz do capacete)
  11. Orelhas e prendedor de cabelo

    • Organizando arquivos por data
    • Combinando posição (match translation)
    • Utilizando eixo do objeto
    • Seleção de polígonos paralelos (loops from selection)
  12. Extraindo peças de roupa da malha do corpo

    • Luz especular para headlight (display options)
    • Extração de polígonos mantendo objeto original (keep)
    • Eliminando dependência após extração de polígonos
    • Empurrando seleção pra fora (push)
  13. Criando camiseta a partir do torso e seios

    • Atalho para zoom
    • Reset no explorer (ordem alfabética)
    • Incrementos menores com a tecla 'Shift'
    • Alternando modo de visualização rapidamente
  14. Acabamento da camiseta

    • Limpando polígonos (dissolve and clean)
    • Colapsando pontos (collapse components)
    • Ponte entre polígonos (bridge)
  15. Atualizando modelo e preparando cenário para visualização

    • Forma primitiva Torus
    • Forma primitiva Disc
    • Cor de fundo para o render

Escolha o seu plano e vamos começar

  • Cursos
  • Certificado de participação
  • Todas as formações

    Guias de estudo completo para você iniciar em uma nova área de tecnologia

  • Projeto avaliado pelos instrutores

    Projeto de conclusão das Formações com avaliação dos professores da Alura e certificado de aprovação diferenciado

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