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Medo de assumir responsabilidades

Muito interessante a abordagem de envolver empregados que só reclamam em operacionalizar ideias e propostas de solução que eles mesmo idealizam, porém na maioria dos casos em que se aplica esta abordagem, o que acaba ocorrendo é que o "reclamão" acaba fugindo da responsabilidade de assumir o trabalho de desenvolver a ideia que ele mesmo citou, achando que a responsabilidade não é dele, atribuindo a não realização a chefia ou a outra área. Outra postura apresentada por este tipo de profissional é a de não desenvolver nada em termos de processos concretos de solução e ficar somente no abstrato, e quando outra área apresenta fluxos de solução, reclama ainda que ele que desenvolve aquele processo e não participou da solução! Nestes casos, fico em dúvida em que postura adotar para solucionar este impasse, principalmente quando se trata de empregados oriundos de concurso, em que é muito difícil a substituição

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Olá, Andre! Como vai?

Entendo que a situação que você descreveu pode ser realmente desafiadora.

A abordagem de Gestão 3.0, que é discutida na aula, busca justamente envolver todos os membros da equipe no processo de tomada de decisão e implementação de ideias. No entanto, como você mencionou, pode haver resistência por parte de alguns membros que, apesar de apresentarem ideias, relutam em assumir a responsabilidade de implementá-las.

Nesse sentido, é importante lembrar que a Gestão 3.0 enfatiza a liderança como um papel de apoio e orientação. Portanto, um líder pode ajudar a superar essa resistência incentivando a participação ativa desses membros da equipe no desenvolvimento de suas ideias e reforçando a importância de cada um no sucesso da implementação.

Por exemplo, se um membro da equipe propõe uma ideia, mas reluta em assumir a responsabilidade por ela, o líder pode sugerir que essa pessoa trabalhe em colaboração com outros membros da equipe para desenvolver a ideia. Isso pode ajudar a aliviar a pressão de assumir toda a responsabilidade, ao mesmo tempo que reforça a importância do trabalho em equipe.

Além disso, o líder pode reforçar a importância da responsabilidade individual na implementação de ideias, explicando que, embora a equipe como um todo possa contribuir para o desenvolvimento de uma ideia, a pessoa que a propôs tem um papel crucial a desempenhar. Isso pode ajudar a mudar a mentalidade de "isso não é minha responsabilidade" para "eu tenho um papel importante a desempenhar aqui".

Por fim, é importante lembrar que a mudança de comportamento leva tempo e requer paciência. Portanto, mesmo que inicialmente haja resistência, com o tempo e o reforço contínuo da importância da responsabilidade individual, é possível que esses membros da equipe comecem a assumir mais responsabilidade por suas ideias.

Espero ter ajudado e bons estudos!

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