Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Manter a boa convivência ao longo do tempo

Entendo que precisamos evitar os preconceitos, as vezes a primeira imagem não representa o que realmente a pessoa é. No entanto, como lhe dar com uma pessoa que mesmo depois de meses de de convívio mantém a mesma atitude de que tudo que ela faz está certo e os outros é que estão errados. Ou que nunca vê nada bom nos outros? Concordamos que neste casos é difícil manter a empatia, principalmente quando esta pessoa faz parte da sua equipe e você precisa ter contato com ela todos os dias?

2 respostas
solução!

Oi Irisvanda,

Realmente uma situação como a que você descreveu é bem complicada, mas ainda assim, minha recomendação (que tem mais cara de exercício) é que ao exercer a empatia com ela, você se questione: porque ela é assim? Talvez você não encontre a resposta, mas ao fazer essa reflexão, você começa a buscar entender porque essa pessoa age assim.

Eu faço isso, não acerto de primeira, nem deixo de ficar incomodada na segunda vez, mas me ajuda a "sofrer" menos por conta desse comprotamento do outo.

Como você convive com ela, se houver situações onde você precisa falar com ela e ela discordar ou não ter uma atitude muito amigável, respire fundo, tente ficar calma e pergunte: porque você acha isso? Você tem uma solução diferente para experimentarmos?

Talvez o fato de perguntar, ao invés da gente critiar (mesmo que seja com o olhar) desarme um pouco essa pessoa.

Já convivi com pessoas egocêntricas, aquela que sempre se acha na razão, que sabe tudo e eu só ficava mal por isso, porque pensava "Como essa pessoa pode fazer/dizer/achar isso?". Com o tempo fui praticando esse exercício que te falei e hoje já relevo bem mais.

O problema nem sempre é o outro, mas sim a maneira como reagimos a ela e isso só faz mal para nós mesmos.

Desculpe o textão... Mas espero ter dado uma luz para você.

Se quiser, compartilhe se o exercício deu certo e se você conseguiu lidar melhor com essa pessoa :)

Obrigada pela resposta Priscila! Estou tentando colocar em prática os exercícios.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software