Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Feedback] - Proposta de atividade - Como você age ao receber um feedback?

Quando alguém te dá uma orientação, como você reage sobre isso? Entende que faz parte do processo de crescimento pessoal e profissional ou isso depende do que, de como e de quem diz algo para você?

Ao se tratar do feedback, tenho melhorado a forma como eu o recebo. Isso porque, com as realizações de alguns cursos aqui mesmo no alura e acompanhamento psicológico, o feedback passou a ser entendido como um processo de reflexão e verificação das coisas que são importantes para o meu crescimento pessoal e profissional. Confesso que ainda fico muito ansioso ou inseguro quando vou receber um feedback, pois existem momentos que não saio tanto da defensiva, principalmente, nas situações em que eu acredito que a informação traz mais um julgamento do que um ponto de melhoria. Uma vez que, conforme o curso de CNV, aprendi que comparações podem trazer julgamentos. Por fim, tenho me adaptado, tentado refletir antes de tomar uma decisão impensada.

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel! Tudo bem?

Parece que você está no caminho certo para lidar com feedbacks de uma maneira construtiva. É natural sentir-se ansioso ou inseguro ao receber feedback, especialmente se não temos certeza de como ele será. No entanto, é importante lembrar que o feedback é uma ferramenta para o nosso crescimento e desenvolvimento, e não uma crítica pessoal.

A sua reflexão sobre o feedback ser mais um julgamento do que um ponto de melhoria é bastante relevante. Isso nos leva a pensar sobre a importância de como o feedback é dado. Uma dica é tentar se distanciar emocionalmente do feedback e analisá-lo de forma objetiva. Pergunte-se: "O que posso aprender com isso?" ou "Como posso usar isso para melhorar?".

Além disso, é interessante que você mencionou a Comunicação Não Violenta (CNV). Essa é uma ótima ferramenta para ajudar a entender e expressar feedback de uma maneira que seja construtiva e não julgadora.

Por fim, a sua disposição para se adaptar e refletir antes de tomar uma decisão mostra uma grande maturidade e abertura para o aprendizado. Continue nesse caminho!

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software