3
respostas

Celebration Grid

Essa "ferramenta" é interessante pois possiblita visualizar o que fazemos corretamente, onde falhamos e principalmente, o que aprendemos (ou deveríamos ter aprendido).

Porém, não é toda empresa que está aberta a experimentações, já que todas que eu conheço, são orientadas a resultados e um experimento pode não levar a lugar nenhum e isso, no fim das contas, significa prejuízo.

Como convencer a gerência que isso pode ser bom?

3 respostas

O Celebration Grid, ou "Grade de Celebração", é uma ferramenta visual utilizada no Management 3.0 para ajudar equipes a entenderem suas práticas, identificando o que funciona bem, onde falhas ocorrem e o que foi aprendido com essas experiências. Para convencer a gerência sobre a importância de adotar essa ferramenta, especialmente em um ambiente focado em resultados onde experimentações são vistas com cautela, você pode adotar as seguintes estratégias:

  1. Enfatizar a Aprendizagem Contínua: Demonstre como a Grade de Celebração pode contribuir para uma cultura de aprendizado contínuo, onde erros são vistos como oportunidades para crescimento e melhoria. Explique que, ao visualizar os erros e os acertos de maneira estruturada, a empresa pode evitar repetir os mesmos erros e potencializar sucessos futuros.

  2. Apresentar Casos de Sucesso: Busque exemplos de outras organizações que implementaram o Celebration Grid com sucesso. Mostrar casos reais e os benefícios observados pode ajudar a convencer a gerência sobre a eficácia da ferramenta.

  3. Ligar à Estratégia de Negócios: Conecte o uso do Celebration Grid aos objetivos estratégicos da empresa. Argumente que ao melhorar o processo de aprendizado e inovação, a empresa pode se tornar mais adaptável e competitiva.

  4. Propor um Projeto Piloto: Sugira iniciar com um projeto piloto em uma pequena parte da organização. Isso minimiza o risco percebido e permite que a gerência veja os benefícios práticos da ferramenta antes de um lançamento mais amplo.

  5. Demonstrar ROI (Retorno sobre o Investimento): Tente quantificar o retorno sobre o investimento que a Grade de Celebração pode trazer, seja através da redução de custos por evitar repetições de erros ou pelo aumento de eficiência e inovação.

  6. Realizar Workshops ou Seminários: Organize uma sessão de treinamento ou workshop demonstrando como a ferramenta funciona e como ela pode ser utilizada para melhorar o desempenho da equipe.

Concentrando-se em como essa ferramenta pode contribuir para um ambiente de trabalho mais produtivo e um melhor desempenho organizacional, você pode construir um caso convincente que ressoe com a mentalidade orientada a resultados da gerência.

A sua explicação foi muita boa, mas restrimge-se à ferramenrta em si. Provavelmente não me expressei com clareza. O meu questionamento é relacionado às experimentações em geral, não em relação a essa ferramenta. Não são muitas as empresas propensas a permitir que os empregados experimentem novas maneiras de fazer o trabalho. Entendo que isso deve ser feito em doses pequenas para não gerar muito ruído caso algo dê errado.

Obrigado pela resposta.

Olá Claudio, creio que essa seja a grande questão: como convencer os outros (neste caso os gestores) a adotarem essas práticas?Eu entendo que o trabalho de "convencer" qualquer pessoa de algo, ou seja, persuadir alguém a aceitar uma ideia ou admitir um fato, é muito difícil, para não dizer impossível. As pessoas tendem a se agarrar nas suas crenças e a reafirmar suas visões por meio de informações e fatos que reforçam essas crenças.A mudança de visão necessária a gestão para que adote essas ferramentas, passaria então pelas pequenas mudanças de sistemáticas que podemos fazer dentro do nosso circulo de influencia na organização. Ao invés de tentar convencer meus gestores a adotarem essa ferramentas tenho realizado pequenas mudanças na forma como atuo com minha equipe (simplesmente não falo que isso é Management 3.0, só vou adotando os conceitos e ferramentas) e isto tem gerado alguns resultados bem interessantes. Não sei se isso fará com que meus gestores adotem as ferramentas do Management 3.0, mas com certeza a nossa equipe tem trabalhado de forma muito mais leve e tranquila. Espero ter contribuído. Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software