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Artigo

Priorização de Backlog de Produtos

Paulo Silveira

Paulo Silveira


Priorizar um backlog é uma tarefa complicada. Independente da sua prática de product discovery ou das antigas análises de requisitos é muito capaz que você se encontre numa conhecida situação: um backlog gigantesco, lotado de features, ideias e melhorias a serem implementadas.

Entenda como priorizar um backlog na estratégia de produtos.

Fábrica de funcionalidades

Com um backlog gigante, corremos o risco de nos tornar uma fábrica de funcionalidades: focando o tempo todo em priorizar e repriorizar, entregar histórias curtas, passar o bastão para o próximo time que deveria tirar proveito daquela feature. E podemos até nos tornar bons nisso!

Essa também é uma armadilha que costuma fazer com que priorizemos novas features versus melhorar as features atuais. E tentamos deixar os times ocupados 100% do tempo, sendo que grande parte das features nunca serão usadas e algumas nem mesmo terminadas.

Estratégia de produto

Nesse quesito, confesso que eu sou o principal culpado dentro do grupo em que trabalho. Trago ideias o tempo inteiro, redesenho roadmaps com alguma frequência (alguns mantenho como drafts, ufa) e implemento funcionalidades que não acompanho o resultado.

Uma parte disso não há como evitar, outra parte é papel do time, da equipe de produtos, do UX, de questionar a liderança para encontrar uma estratégia de produto.

Entregar valor de forma constante é muito mais importante que número de cards arrastadas no Trello ou de tickets fechados no Jira/Github. Pode parecer uma frase óbvia, mas frequentemente caímos nessa situação. Se estamos trabalhando em uma feature que não sabemos se dará resultado, talvez seja até melhor não fazê-la.

Por outro lado, também acho que a era do data-driven pode nos cegar em muitos casos para máximos locais. Feeling do mercado, intuição com os usuários e entrevistas qualitativas podem indicar caminhos que não são tão óbvios e podem ter justificativa difícil.

Enfim, não há resposta rápida para encontrar sua estratégia de produto, sua forma de priorizar. Mas há caminhos perigosos, como esse de se tornar uma excelente fábrica de funcionalidades.

Paulo Silveira
Paulo Silveira

Paulo Silveira é CEO e cofundador da Alura. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Criou o Guj.com.br, o podcast do Hipsters.tech e o Like a Boss.

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