Como reter colaboradores?

Izabella Oliveira
Izabella Oliveira

Compartilhe

A retenção de colaboradores pode ser definida como os métodos adotados pelas empresas para manter seus colaboradores por mais tempo na corporação.

O mundo não é mais o mesmo, as relações interpessoais mudaram ao longo dos anos, e com o mundo corporativo não seria diferente. Atualmente, apenas oferecer um bom salário não faz com que os funcionários queiram continuar na mesma instituição.

Reter e manter motivadas as pessoas que trabalham nas empresas são desafios diários Apesar de ser trabalhoso, os resultados dessa retenção são: maior engajamento e comprometimento, o que aumenta os resultados da empresa.

Além disso, gera sentimentos como o desejo de crescer juntamente à organização, pois os(as) colaboradores(as) encontram nos propósitos e objetivos da empresa algo em comum com suas razões e motivações pessoais.

Para os funcionários e funcionárias, atualmente, não basta apenas fazer o que foi solicitado por seus gestores, e sim, encontrar razão naquilo, saber o porquê estão fazendo e conhecer o processo por trás daquele projeto.

Como fazê-la ?

Há muitas estratégias alinhadas ao fator financeiro que auxiliam na retenção desses talentos, dentre elas estão:

Investimento em um processo seletivo mais criterioso: a atração de talentos é o primeiro passo para retenção. Quando o funcionário vive experiências marcantes na empresa, quer permanecer nela. Para isso, quando as empresas investem em recrutar e selecionar os melhores colaboradores, sabem exatamente o que esperar, como agir e quais os anseios das pessoas que farão parte da corporação;

Criação de um bom clima organizacional: fazer com que o espaço seja colaborativo, com possibilidade de aprendizado constante. É muito importante que o time não esteja estagnado, mas que aprenda mais a cada dia;

Investimento no plano de carreira: muitas pessoas sentem-se engajadas quando tem uma ideia clara de plano de carreira, pois sabem exatamente por quais caminhos podem seguir dentro da empresa, seja em sua área de atuação inicial ou não;

Feedbacks contínuos: reconhecer os pontos positivos e ajustar pontos de atenção é muito importante, pois traz alinhamento com expectativas e necessidades da empresa e pessoas que trabalham nela;

Flexibilização de horário: muitas pessoas buscam por empresas que ofereçam jornadas flexíveis, e sentem-se ainda mais atraídas por essa corporação. Essa flexibilização cria um sentimento de colaboração e confiança entre o funcionário e a empresa, melhorando os resultados. Aqui na Alura procuramos flexibilizar os horários dos colaboradores e percebemos através de feedbacks e entregas que isso é um diferencial atrativo para reter nossos colaboradores e colaboradoras.

Adaptando as estratégias à realidade da sua empresa

Como vimos neste artigo, a retenção de talentos é muito importante para a empresa, pois alinha valores pessoais aos corporativos e faz com que o time se sinta ainda mais engajado, gerando melhores resultados.

Trouxemos algumas estratégias que, alinhadas, podem ajudar o time a criar um desejo de permanência na empresa. Mas, é importante ressaltar que essas estratégias devem ser alinhadas à realidade de cada corporação.

Por isso, é muito importante que, tanto os gestores quanto os colaboradores, conheçam a empresa, isso ajudará na aplicação desses métodos, tornando-os cada vez mais assertivos.

Conheça nossos planos corporativos

Aqui na Alura temos planos corporativos que podem auxiliar a traçar estratégias para atrair cada vez mais funcionários em sua empresa. Além disso, é possível extrair relatórios individuais sobre seu time e acompanhar seu desenvolvimento de perto.

Leia também:

Veja outros artigos sobre Inovação & Gestão