5
respostas

Retirar vazios entre as falas.

Olá! Estou com um problema técnico. Estou editando um podcast que é gravado em duas faixas de áudio separadamento. Estou usando o Reaper como DAW. Para retirar os silêncios entre as falas, eu utilizo do Dinamic Split, onde eu dou os comandos para o Reaper e ele faz os cortes retirando os blocos de silêncio. Entretanto, após utilizar desse método, eu tenho que realizar manual a junção do restante da faixa de áudio, pois ainda não achei a uma função em que ele fizesse isso sem tirar de sincronia.

Alguém sabe se existe alguma ação, ou plugin que faça isso no Reaper?

Deixo abaixo uma imagem de exemplo de como fica a faixa após aplicar a ação Dinamic Split.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Bom dia Ariel, tudo bem.

Cara eu não tenho certeza, por que não tenho o costume e faz muito tempo que vi este software, mas dando uma olhada aqui eu acredito que o REAPER tenha uma opção chamada RIPPLE EDITING, que remove esses gaps automaticamente quando você deleta uma track ou usa o dynamic split.

Tem como você pedir para ele fazer isso em apenas uma track ou em todas, você consegue habilitar isso indo em:

  • OPTIONS > RIPPLE EDITING ALL TRACKS

Habilitando a opção antes de usar o dynamic split, quando você usar o dynamic split ele deve remover automaticamente estes gaps =D

Veja se da certo ^^

abraço.

Bom dia, Luiz!

Sim ele tem, entretanto quando utilizado o Ripple Editing, junto com o Dinamic Split, ele retira da sincronia. Ele tira os vazios apenas considerando a track do próprio áudio. Eu preciso de algo que ele faça isso considerando o áudio das duas tracks, entende?

Exemplo, a track_2 (a de baixo), quando for cortada, fica no final do áudio da track_1 (a de cima). Pois se eu não conseguir fazer isso, eu perco em torno de 30 minutos apenas para corrigir essas lacunas... Dai complica meu trabalho kkkkkk

Boa tsarde Ariel.

Cara realmente bem específico, man admito que pesquisei também bastante por que nunca passei por isso. Não consegui achar um ambiente passando pela mesma coisa, pessoal sempre usa essas features em uma track só.

Eu pensei duas coisas:

1 - É uma questão de fluxo de trabalho, a remoção de gaps precisa ser feito após criar marcações com o track debaixo e ir mudando manualmente mesmo

a outra é uma possível saída mas ai foi só algo que pensei.

Tipo, na track debaixo você não pode colocar uma faixa de audio "fake" só para evitar o gap para o inicio saca. Tipo, ali na imagem, você colocar um audio fake que vai do inicio da segunda track que vai do inicio até o ponto que ele tem que estar. Ai quando usar o ripple meio que ele não vai remover este gap e voltar o audio para o ponto inicial.

Será que da certo? Foi só um pensamento que tive.

Mas infelizmente não consegui achar nem testar nada que fosse mais prático do que criar marcações e inserir manualmente. 8(

Buenas.

Então, eu pensei em algo parecido, porém acho que iria me dar mais ou mesmo trabalho do que fazer manual kkkkkkk.

Eu vou tentar criar um script pra isso, com ajuda do ChatGPT e talz.

Se eu conseguir resolver eu aviso kkkkkkkkkkkkkkk.

Obrigado pela tentativa Luiz.

haha que isso, queria poder ter ajudado mais.

Se fuincionar avisa mesmo, se der certo coloca em marktplace para pessoal que usa o reaper e tem o mesmo problema comprar =D

Um abraço, boa sorte ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software