Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Reflexão sobre uma Dúvida

Eu li esta duvida e achei ela interessante e gostaria de expor minha visão e saber se ela esta correta.

Segue a duvida:

"Foi comentado na aula que não era recomendado fazer a análise do todo, ou seja, era necessário focar na entrega que vai de encontro com a prioridade. É daí que me surge uma dúvida. E se lá na frente, ao construir a cozinha, eu perceber que aquele não era o lugar ideal para o quarto ficar? Nesse caso, terei outro problema, podendo até ocasionar a demolição do quarto que eu já havia investido tempo e dinheiro."

Acredito eu que a analogia da construção de uma casa foi usada por fins didático assemelhando alguns aspectos da teoria ágil com algo real para ser mais fácil de assimilar ou seja seria apenas uma abstração da realidade. Na realidade a construção de uma casa usando uma metodologia ágil não seria ideal, justamente por questões de acabamento, arquitetura, estrutura... Assim conclui-se que não é todos aspectos do projeto de construção se assemelha ao de desenvolvimento de software, como este de um cômodo ficar fora do lugar correto e ter que desfaze-lo, algo que não faz sentido no desenvolvimento de software utilizando o método corretamente com as ferramentas corretas como Paradigmas Orientado a Objetos e Arquitetura de Microsserviços , que intensificaria nossa flexibilidade mais ainda. ..

1 resposta
solução!

Olá, Maisa!

Muito legal a sua reflexão sobre a dúvida apresentada no curso "Agilidade: promovendo a transformação ágil". É sempre importante questionar e buscar entender melhor os conceitos apresentados.

Na analogia da construção de uma casa, é comum utilizarmos exemplos práticos para facilitar o entendimento dos conceitos ágeis. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os aspectos da construção de uma casa se aplicam diretamente ao desenvolvimento de software.

No caso específico da dúvida sobre a localização do quarto na construção da cozinha, é importante lembrar que a metodologia ágil valoriza a flexibilidade e a adaptação às mudanças. Se, ao longo do desenvolvimento do projeto, for identificado que a localização do quarto não é ideal, é possível realizar ajustes e adaptar o projeto de forma ágil, sem a necessidade de demolição ou grandes retrabalhos.

No desenvolvimento de software, existem técnicas e ferramentas que permitem essa flexibilidade, como os paradigmas orientados a objetos e a arquitetura de microsserviços, que você mencionou. Essas abordagens permitem a modularização e a reutilização de código, facilitando a realização de ajustes e mudanças no projeto de forma mais eficiente.

É importante lembrar que cada projeto é único e pode apresentar desafios diferentes. Por isso, é fundamental contar com uma equipe experiente e utilizar as práticas ágeis de forma adequada, sempre buscando aprimorar o processo de desenvolvimento.

Espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvida. Continue estudando e explorando os conceitos da agilidade, pois são muito úteis no desenvolvimento de software. Se surgir alguma outra dúvida, estou à disposição!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software