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Quando falamos em metodologia ágil é comum ouvirmos o termo escalar ... Quando buscamos o termo na Internet surgem inúmeros conceitos ... Alguém aqui no fórum já parou para refletir sobre isso ?

É muito comum dentro de uma reunião de SOS ouvir o SM falar em escalar um risco ...o termo correto nesta situação não seria escalonar ?

Já nesta aula o termo escalar tem uma outra conotação ... aqui o termo está mais relacionado com dimensionamento de equipes para atender um volume de demandas elevado ...

Afinal ... Quais as diferenças entre escalar um produto ? escalar um negócio, escalar um risco ou escalar uma demanda ?

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Olá, Eduardo! Tudo bem?

De fato os termos escalar e escalonar acabam sendo utilizados algumas vezes em contextos e situações similares na área de inovação e tecnologia. Aqui no fórum houve uma discussão parecida com a que você trouxe, neste tópico de um curso na escola de DevOps.

O dicionário priberam, define o termo escalar como:

  1. Dispor (tropas) em escalão.
  2. Dar a forma de escada a.
  3. Dividir ou dispor num período de tempo (ex.: escalonar o pagamento).

Este mesmo dicionário tem algumas definições sobre o termo escalar:

  1. Entrar em alguma parte galgando muros ou muralhas.
  2. Subir a grande altura. = GALGAR, TREPAR
  3. Atingir com escada.
  4. Graduar por meio de escala.

Já o dicionário Michaelis, utiliza uma definição para o termo escalonar similar à utilizada para o termo escalar:

3 Galgar níveis mais altos por degraus ou etapas; escalar.

Aqui, conseguimos perceber que de fato os termos são muito próximos e possuem uma origem em comum. No contexto abordado em aula, não é incorreto utilizar o termo escalar.

Sobre as diferenças que você questionou, o termo escalar nos contextos pontuados se voltam a uma conotação de ganhar proporções maiores, ganhar níveis mais altos em uma escala.

  • Escalar um produto ou negócio tem a conotação de aumentar efetivamente as proporções (ter um alto volume) de suas operações, ou seja, reduzir (otimizar) seus recursos utilizados mas utilizar estratégias para impulsionar a visibilidade e vendas de seu produto, serviço, ou de seu negócio de maneira mais ampla;

  • Escalar um risco conota que este risco se encontra fora do nosso alcance no momento, ou seja, ele precisa ser analisado e abordado em um nível acima (superior) para que possa ser gerido;

  • Não sei se captei ao certo o conceito de escala de demanda que você mencionou, mas ao meu ver pode ter relação com escala de demanda, e o entendimento de como se comporta a sua quantidade (aumentar a quantidade da demanda, ou seu nível, ou deixa-la mais complexa).

Fez sentido?

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum.

Abraço e ótimos estudos! :)

Perfeita explicação, Guilherme!

Através da definição pelos dicionários, me lembrei do próprio ambiente de CX: se um cliente reporta um problema que ainda não foi mapeado, o líder leva esse bug para o time de internal tools ou para o Analista de Negócios do produto. Escalar é dar mais visibilidade para o problema, para que possa ser corrigido mais rápido.

Olá, Marina! Tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback! Fico muito feliz que tenha gostado da explicação! :)

Ótimo exemplo que você trouxe em seu ambiente de CX, realmente ilustra muito bem o conceito de escalar o problema levando-o adiante para líderes e outras equipes que possam resolvê-los, dando visibilidade.

Parabéns pelo entendimento e pela contribuição com este ótimo exemplo sobre o tema.

Continue assim e ótimos estudos!

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