Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Pesquisa em Product Management

Nas pesquisas primárias é mais comum discutir o conceito do problema / produto ou também se usam protótipos ?

1 resposta
solução!

Olá, Reginaldo!

Em pesquisas primárias, tanto o conceito do problema/produto quanto os protótipos podem ser discutidos. Tudo depende do estágio em que o produto se encontra e do objetivo da pesquisa.

Por exemplo, se você estiver na fase inicial de desenvolvimento do produto, é comum discutir o conceito do problema/produto. Você pode querer entender melhor as necessidades do público-alvo, validar se o problema que você está tentando resolver é realmente um problema para eles, ou se a solução proposta faz sentido.

No entanto, se o produto já estiver em um estágio mais avançado de desenvolvimento, pode ser útil usar protótipos na sua pesquisa primária. Protótipos podem ajudar a coletar feedbacks mais concretos sobre o produto. Eles permitem que os usuários interajam com o produto, mesmo que em uma versão simplificada, e forneçam feedbacks mais específicos sobre funcionalidades, usabilidade, design, etc.

Por exemplo, na aula, foi mencionada a técnica de "observação participante". Nesse caso, se você já tiver um protótipo, poderia permitir que os usuários interajam com ele enquanto você observa, anotando pontos de dificuldade, sugestões de melhorias, etc.

Portanto, tanto o conceito do problema/produto quanto os protótipos podem ser utilizados em pesquisas primárias, dependendo do estágio de desenvolvimento do produto e dos objetivos da pesquisa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software