1
resposta

Níveis estratégico, tático e operacional no setor público

Acredito que o setor público possibilite mais dificuldade em definir esses níveis estratégico, tático e operacional. A impressão que passa é que só a pouco essas questões passaram a ser observadas e aplicadas na gestão pública. Ao meu ver os papéis e frameworks ainda não são claros.

1 resposta

Olá, Danilo! Como vai?

É importante lembrar que esses níveis existem em qualquer organização, seja ela pública ou privada. No setor público, o nível estratégico pode ser representado pelos ministros, secretários e altos funcionários que definem as políticas e diretrizes a serem seguidas. O nível tático pode ser representado pelos gestores e chefes de departamento que são responsáveis por implementar essas políticas e diretrizes. Já o nível operacional é representado pelos funcionários que executam as tarefas do dia a dia.

Em relação aos papéis e frameworks, eles podem não ser tão claros devido à complexidade e burocracia que muitas vezes acompanham o setor público. No entanto, isso não significa que eles não existam ou que não possam ser melhorados.

Por exemplo, um framework de gestão no setor público pode ser o Plano Plurianual (PPA), que é um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Agora, para entender se o que os níveis táticos e operacionais fazem no dia a dia "conversa" com a estratégia, você pode observar se as ações e decisões tomadas nesses níveis estão alinhadas com as diretrizes e objetivos estabelecidos no PPA, por exemplo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software