Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Meus pensamentos a respeito das nossas capacidades

Gostaria de compartilhar alguns pensamentos meus a respeito do processo de aprendizado. Sinta-se livre para discordar.

Primeiramente, costumo pensar que o cérebro das pessoas, pode variar em velocidade, algumas pessoas processam mais rápido, outras nem tanto. O que não implica necessariamente em limitações na capacidade de aprendizado, apenas que algumas pessoas podem levar mais ou menos tempo para absorver determinado conhecimento. Uma analogia boba: Um processador i3 vai chegar no mesmo resultado que um processador i7, porém vai levar um pouco mais de tempo.

É comum pessoas associarem o sucesso no aprendizado à inteligência, porém, eu acredito fortemente que isso é mais prejudicial do que benéfico. Rotular alguém como "inteligente" pode criar expectativas negativas. Pessoas que são constantemente elogiadas por sua inteligência podem se sentir pressionadas quando confrontadas com desafios mais complexos, levando-as a questionar sua própria capacidade e eventualmente, acabar desistindo por não ter conseguido resolver o problema rápido o suficiente.

Por outro lado, encorajar e valorizar o esforço pode ser muito melhor. Reconhecer o empenho de alguém, especialmente na infância, influencia significativamente na formação do indivíduo. Dessa forma, quando confrontado com obstáculos na vida, a pessoa não se sentirá desmotivada. Muito pelo contrário, entenderá que o desafio é real, mas acreditará em sua capacidade de superação através do esforço contínuo.

Incentivar o esforço ao invés de atribuir apenas à inteligência pode promover uma mentalidade de crescimento e superação, encorajando as pessoas a persistirem diante das dificuldades, independentemente da velocidade com que absorvem o conhecimento ou resolvem as coisas.

tl;dr: 1 - Acredito que o nosso cérebro tem uma velocidade "fixa", o que não significa que não podemos aprender algo, e sim que podemos demorar mais ou menos tempo para aprender esse algo. 2 - Falar que alguém é "inteligente" em vez de "esforçado", pode ser algo prejudicial pois ao encontrar uma dificuldade a pessoa pode se sentir incapaz e desistir.

1 resposta
solução!

Concordo plenamente, excelente analogia!!! Realmente todos nós temos nossa velocidade de aprendizado, e em algumas esferas somos mais rápidos que outras, mas no fim, o ritmo é individual!!!!! Quanto a ser elogiado por ser inteligente, eu me identifiquei, me frustrei quando não consegui e não entreguei as expectativas das pessoas ao redor. Se espera muito do "ser iluminado" e nem somos, só em alguns aspectos somos mais velozes. Parabéns pelo texto!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software