1
resposta

[Dúvida] Utilização do Diagrama de Ishikawa

Olá, tudo bem?

É possível utilizar apenas o diagrama de Ishikawa? Se sim, como eu posso fazer para utilizar apenas ele?

Lá na minha empresa utilizamos junto com os 5 porquês. Entendo que eu teria que perguntar "por que?" em cada um dos apontamentos, certo?

No caso do problema apresentado, eu teria que perguntar para os 12 pontos listados? Eu chegaria em 12 causas raízes?

1 resposta

Olá, Fernanda! Como vai?

Compreendo sua dúvida e é super válida!

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de Peixe, é uma ferramenta que pode ser usada de forma independente, sim. Ele serve para nos ajudar a visualizar e categorizar as possíveis causas de um problema específico.

No entanto, é importante destacar que, embora o Diagrama de Ishikawa possa ser usado sozinho, ele é frequentemente usado em combinação com outras ferramentas, como os 5 Porquês que você mencionou, para ajudar a aprofundar a análise das causas raízes.

Quanto à sua pergunta sobre perguntar "por que?" em cada um dos apontamentos, isso depende. Em geral, a ideia dos 5 Porquês é continuar perguntando "por que?" até que você chegue à causa raiz do problema. No entanto, isso não significa necessariamente que você terá 12 causas raízes se tiver 12 pontos listados. Pode ser que alguns desses pontos estejam interligados e levem à mesma causa raiz.

Por exemplo, se estivermos falando de um problema de qualidade na produção de um produto, e identificamos que uma das causas pode ser a falta de treinamento dos funcionários e outra pode ser a falta de padrões claros de trabalho, ambas as causas podem levar à mesma causa raiz, que seria a falta de um programa de treinamento eficaz.

Lembre-se, a ideia é tentar identificar a causa fundamental que, se resolvida, evitará que o problema ocorra novamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software