Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Sessões e taxas de rejeição

existem tempo mínimo para ser considerada uma sessão? ou ela está atrelada a aos eventos que o usuário percorre dentro do site. existem tempo mínimo para considerar a taxa de rejeição?

6 respostas

Olá, Caroline! Tudo bem?

  1. Sessões: De acordo com o Google Analytics, uma sessão é um grupo de interações que acontecem no seu site dentro de um determinado período. Por exemplo, uma única sessão pode conter várias visualizações de página, eventos, interações sociais e transações de comércio eletrônico. Uma sessão dura até que haja 30 minutos de inatividade. Ou seja, se um usuário estiver inativo no site por 30 minutos, a sessão será encerrada. Se ele retornar ao site após esse período, será contada uma nova sessão.

  2. Taxa de rejeição: A taxa de rejeição é a porcentagem de sessões de uma única página, ou seja, sessões nas quais a pessoa deixou o seu site na página de entrada sem interagir com a página. Não há um tempo mínimo para considerar a taxa de rejeição. Se um usuário acessa uma página do seu site e sai sem qualquer interação, isso já é considerado uma rejeição.

É importante ressaltar que essas definições são do Google Analytics e podem variar um pouco dependendo da ferramenta de análise de dados que você está usando.

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Olá Lorena, obrigada pelos retornos.

a scrollagem é também contad com ação? ou seja, o usuário entrou no meu site e scrollou, mas não clicou em nada ou mudou a página e saiu vai,para a taxa de rejeição ou é contad a sessão?

Obrigada

Oi!

Sim, a scrollagem também é considerada uma ação dentro do site. Quando um usuário entra no seu site e apenas rola a página, isso é contado como uma interação.

Mas a análise da taxa de rejeição deve ser feita levando em conta o contexto e o comportamento dos usuários em conjunto com outras métricas.

Espero ter esclarecido sua dúvida

Abraço!

Oi Lorena,

Obrigada pelo breve retorno. Como ela será considerada na análise da taxa de rejeição se ela foi contada na sessão? Entendo que seria necessário entrar em cada usuário para saber qual caminho ele percorreu, mas isso é inviável quando falamos em uma taxa de abertura/ sessão considerável. Certo?

Obrigada

solução!

Sim, você tá correta. Analisar o comportamento de cada usuário individualmente para determinar seu caminho no site seria inviável em casos de grandes volumes de tráfego, especialmente quando se trata de taxas de abertura ou sessões consideráveis.

Em casos assim, é mais prático e viável utilizar análises agregadas e padrões gerais de comportamento do usuário. Um exemplo: pode-se observar tendências de rolagem em diferentes páginas, comparar métricas de engajamento em páginas específicas e realizar testes A/B para entender melhor o impacto das mudanças no design ou conteúdo do site na taxa de rejeição.

Abraços.

Oi Lorena,

Super claro, muito obrigada pelas explicações.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software