1
resposta

[Dúvida] Pró-labore e Lucro.

**Boa noite! **

Estou com uma dúvida. Segue texto: * Aviso importantíssimo: não saque lucro sem sacar pró-labore. Imagine que você tenha sacado 100.000,00 de lucros em um ano e não sacou pró-labore. Aquele lucro, que deveria estar livre de taxas, vai ser taxado como pró-labore.

É obrigatório ao sócio-administrador sacar pró-labore se houver lucro. Se você deseja sacar lucro e taxar tudo, sem o benefício da isenção, então tudo bem.*

Então se o pro-labore fosse 2.000 reais e o lucro fosse 10.000 eu teria que tirar 12.000? Sei que não é bem assim os números, mas me fiz compreensivo nessa parte?

AULA FORMALIZAÇÃO - CLIQUE AQUI PARA VIDEO

1 resposta

Olá, Arthur!

Entendo que a questão do pró-labore e lucro pode ser um pouco confusa no começo. Vou tentar esclarecer isso para você!

O pró-labore é uma remuneração que o sócio-administrador recebe pelo trabalho que realiza na empresa, é como se fosse um salário. Já o lucro é a parte do resultado positivo da empresa que é distribuída entre os sócios, independente de eles trabalharem ou não na empresa.

Quando o texto diz "não saque lucro sem sacar pró-labore", significa que, se você é um sócio que trabalha na empresa, deve receber primeiro o seu pró-labore (remuneração pelo trabalho) antes de sacar o lucro. Isso é importante porque o pró-labore tem uma tributação diferente (e geralmente menor) do que o lucro.

No seu exemplo, se o pró-labore é de 2.000 reais e o lucro é de 10.000 reais, você como sócio-administrador deve primeiro receber o seu pró-labore de 2.000 reais. Depois disso, você pode sacar parte ou todo o lucro de 10.000 reais. Portanto, você poderia sacar no total 12.000 reais, mas é importante que o pró-labore seja sacado primeiro para garantir a tributação correta.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software