1
resposta

[Dúvida] Faces marcadas no shader. Blender 4.1

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Tive esse problema durante com o shader, mas consegui resolver "pescando" como estava o shader da pistola no arquivo pronto do projeto. Nele há duas caixas extras entre o mix shader e o material output, uma de Add Shader e outra de Transparent BSDF.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Minha dúvida se essas marcações da face são erro na modelagem, bug da minha placa de vídeo ou foram só passos extras que precisavam ser feitos para o Blender 4.1. É que na aula a lâmpada já ficava com efeito bom sem essas caixas extras.

Eu olhei e não tinha faces extras dentro do modelo.

1 resposta

Olá Davi, tudo bem ^^, cara eu não diria que é um erro na modelagem.

Este processo de shader e render é bem complexo, e o próprio blender vem fazendo atualizações significativas neles. O que eu acredito que tenha acontecido é que a maneira como a luz estava refletindo no objeto ele sendo apenas translucido gerava este artefato, por conta do formato e da direção da luz, é muito dificil dizer ao exato o que é olhando apenas os prints ^^

Muito bom que você tenha conseguido achar a solução, e neste caso foi permirit que o objeto tenha uma propriedade de transparencia, era mais uma etapa que estava fantando no shader do que um problema com o seu modelo ou algo quer voCê tenha errado durante o processo. ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software