1
resposta

[Dúvida] Estou confuso das TAGs do TGM, Ads e Analytic

Pelo que entendi entre estes e outros videos sobre Tag:

No Google ads eu crio TAGS para acompanhar No TGM eu faço a mesma coisa No google analytic, ídem.

Coloco estes associados ao site.

Agora a minha dúvida é, o que cada um faria? o do google ads, vou ligar no tgm? eu sei que TGM eu linko os do Ads e Analytic e a partir disso eu linko no site?

Isto está bem confuso pra mim na prática. Já tenho as Convesões, criei de visualização de site, e clique no Telefone no ADs criei TGM para vizualização do site do cliente, e o do analytic crio também?

ta confuso

1 resposta

Oi, Rômulo, tudo bem?

Primeiramente, é importante entender a função de cada uma dessas ferramentas:

  1. Google Ads: Aqui você cria tags para rastrear as conversões que ocorrem quando alguém clica em seu anúncio e realiza uma ação específica no seu site, como preencher um formulário ou fazer uma compra.

  2. Google Tag Manager (GTM): Esta ferramenta ajuda a gerenciar e implantar tags de marketing no seu website sem ter que modificar o código do site. Você pode usar o GTM para gerenciar as tags do Google Ads, Google Analytics e de outras plataformas, facilitando a integração e a gestão centralizada.

  3. Google Analytics: Usado para rastrear e relatar o tráfego do site. Você pode configurar tags (conhecidas como "códigos de acompanhamento") para entender como os usuários interagem com seu site após clicarem nos anúncios.

Agora, quanto à sua dúvida sobre como tudo isso se conecta:

  • No Google Ads, você cria tags de conversão para rastrear ações específicas no seu site, como você mencionou, visualizações de página ou cliques no telefone.

  • No GTM, você pode configurar estas tags do Google Ads, além de outras tags necessárias, como as do Google Analytics. O GTM serve como um intermediário que facilita a implementação dessas tags no seu site. Você configura as tags e acionadores no GTM e ele cuida de inserir as tags corretas nas páginas corretas do seu site.

  • No Google Analytics, você também pode criar objetivos que são semelhantes às conversões do Google Ads. Por exemplo, você pode rastrear visualizações de uma página específica ou eventos como cliques em um botão.

Para o seu caso específico:

  • Você já criou tags de conversão no Google Ads para visualização de site e clique no telefone, o que é ótimo.
  • No GTM, você configurará essas tags para serem acionadas nas condições adequadas (por exemplo, quando alguém clica no número de telefone).
  • Se desejar rastrear essas mesmas ações no Google Analytics, você pode configurar objetivos correspondentes lá.

A ideia é que o GTM ajude a gerenciar todas essas tags de forma mais eficiente, centralizando a configuração e evitando alterações frequentes no código do seu site.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software