Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Documentação

Estou conseguindo compreender a metodologia ágil no contexto de desenvolvimento de um novo software , mas quando se trata de uma atualização do software que será realizada por uma equipe com diferentes métodos, a documentação não seria importante neste momento, entendi que ela não é ausente , mas qual a melhor forma de documentar para registro e não documentar em excesso?

Uma outra duvida seria sobre ENGENHARIA DE REQUISITOS , eu quebraria o manifesto ágil se ultilizasse uma documentação para gerenciar os requisitos e a cada feedback e mudança de requisito eu criasse uma nova versão?

A prototipação se torna desnecessária no manifesto agil?

1 resposta
solução!

Olá Maisa,

Excelentes perguntas! Vamos lá:

  1. Documentação em metodologias ágeis: A documentação é importante, sim, mesmo em metodologias ágeis. A questão é que o Manifesto Ágil valoriza mais o software funcionando do que a documentação abrangente. Isso não significa que a documentação seja dispensada, mas que ela deve ser suficiente. O que é "suficiente" pode variar de acordo com o projeto e a equipe. Em geral, a documentação deve ser o suficiente para que a equipe possa trabalhar efetivamente. Isso pode incluir documentação de arquitetura, design, código, etc.

  2. Engenharia de requisitos: Não, você não estaria quebrando o Manifesto Ágil ao usar documentação para gerenciar requisitos. Na verdade, muitas equipes ágeis usam "histórias de usuários", que são uma forma de documentação de requisitos. O importante é que a documentação dos requisitos seja flexível o suficiente para permitir mudanças, que são uma parte normal do desenvolvimento ágil.

  3. Prototipação: A prototipação não é desnecessária no Manifesto Ágil. Na verdade, pode ser muito útil para obter feedback rápido e iterar sobre o design do produto. O que o Manifesto Ágil desencoraja é gastar muito tempo e esforço em protótipos que não vão contribuir para o produto final.

Espero que isso ajude! Se você tiver mais perguntas, fique à vontade para perguntar.

Abraços!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software