1
resposta

[Dúvida] Diferenças no conceito de visão de projeto e produto

Olá!

As explanações desta aula foram bem claras, porém fiquei com a sensação de que alguns pontos não faziam sentido. Não sei se pela minha "bolha" ou a formação em design, onde qualquer abordagem é orientada ao usuário em qualquer situação, mas me parece que definir as visões dessa forma é bem generalistas.

Ainda que o professor faça a ressalva quanto ao contexto trazido pela IA, me trouxe estranheza, por exemplo, as afirmações de que a visão de projeto tem foco nas funcionalidades técnicas - que são atributos fundamentais dos produtos - e a visão de produto prioriza o que é realmente importante aos investidores - quando muitas vezes, justamente por mergulhar nas necessidades do usuário, quem constrói o produto faria escolha mais aderentes à experiência do usuário, porém é impedido pelos custos.

Entendo que essas diferenças podem estar ligadas, também, à cultura da empresa, às pessoas, à visão os gestores e às características da entrega final.

Por fim, ao passo que o produto não se limita ao físico, todo o projeto resulta em um produto, independentemente de sua natureza.

Se houver algum material ou referência que aborde o assunto, adoraria ler para refletir um pouco mais. :)

1 resposta

Olá, Suellen! Tudo bem?

Compreendo suas reflexões e questionamentos, e acredito que eles são extremamente válidos. A distinção entre visão de projeto e visão de produto pode, de fato, parecer generalista, mas é importante ressaltar que esses conceitos são apresentados de forma didática para facilitar o entendimento. No mundo real, as coisas podem não ser tão preto no branco.

Quando falamos em visão de projeto, estamos nos referindo a uma abordagem que foca mais nas funcionalidades técnicas e na entrega de um resultado final dentro de um prazo estabelecido. Isso não significa que a experiência do usuário ou a qualidade do produto sejam ignoradas, mas sim que o foco principal está em cumprir o escopo do projeto.

Por outro lado, a visão de produto é mais centrada no valor que o produto trará para o usuário final e para os investidores. Isso não significa que as funcionalidades técnicas ou os prazos sejam ignorados, mas sim que o foco principal está em maximizar o valor do produto.

No entanto, como você bem observou, a realidade é muito mais complexa e essas duas visões podem e devem ser combinadas de acordo com o contexto. Por exemplo, em uma startup, onde o produto é o negócio, a visão de produto pode ser mais relevante. Em um projeto de infraestrutura, onde o resultado final é um bem físico com um prazo de entrega, a visão de projeto pode ser mais apropriada.

Além disso, a cultura da empresa, as pessoas envolvidas, a visão dos gestores e as características da entrega final também influenciam na escolha entre uma visão de projeto ou de produto.

Em relação ao seu comentário sobre a visão de produto priorizar o que é realmente importante para os investidores, é importante lembrar que os investidores são, em última instância, os que financiam o produto. Portanto, é natural que suas necessidades e expectativas sejam levadas em consideração. No entanto, isso não significa que as necessidades do usuário sejam ignoradas. Pelo contrário, um bom produto deve atender tanto às necessidades do usuário quanto às dos investidores.

Por fim, concordo com você que todo projeto resulta em um produto, independentemente de sua natureza. No entanto, a diferença entre visão de projeto e visão de produto está mais na abordagem e no foco do que no resultado final.

Espero que essas reflexões possam ajudá-la a entender melhor esses conceitos.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software