1
resposta

[Dúvida] CRIAÇÃO PERSONA

Tenho um projeto de negócio, um infoproduto. No entanto ainda não lancei, nem tive nem um tipo de contato com o público alvo ainda. Entendo que na fase em que estou não é possível realizar a criação da persona, correto? Gostaria de saber se para criar a persona é necessário já estar com negócio em atividade, pois só assim já teria coletado feedbacks e informações mais detalhadas do público. Desde já, obrigada.

1 resposta

Olá William!

Entendo sua dúvida sobre a criação da persona para o seu projeto de negócio. Na verdade, você pode começar a criar a persona mesmo antes de lançar o seu infoproduto ou ter contato direto com o público-alvo.

Este Alura+ vai te ajudar a entender melhor: Como criar persona

A criação da persona é uma etapa importante para entender quem é o seu público ideal, suas características, necessidades e desejos. Mesmo sem ter feedbacks e informações detalhadas do público, você pode realizar pesquisas e estudos de mercado para identificar características comuns entre as pessoas que podem se interessar pelo seu infoproduto.

Por exemplo, você pode realizar pesquisas online, analisar dados demográficos, comportamentais e até mesmo estudar concorrentes que atuam no mesmo nicho de mercado. Essas informações podem te ajudar a criar uma persona inicial, que será aprimorada ao longo do tempo com base nos feedbacks e informações que você coletar após o lançamento do seu negócio.

Lembre-se que a persona é uma representação fictícia do seu público-alvo, e ela pode ser ajustada e refinada à medida que você obtém mais informações e experiência no mercado. Portanto, não é necessário esperar ter um negócio em plena atividade para começar a criar a sua persona.

Espero ter esclarecido sua dúvida! Se tiver mais alguma pergunta, é só me dizer. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software