Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como o Método Ágile previne que meu software se transforme em um "Frankenstein"?

Boa noite,

Estudando o Método Ágil, tive essa preocupação, que, para exemplificar, vou utilizar o exemplo dado no curso...

O Mário nos mostra como exemplo a construção de uma casa... depois chega à conclusão que a princípio um quarto com um banheiro, resolveria a "dor" inicial que é o deixar de pagar o aluguel. Um exemplo excelente, porém, surgiram algumas dúvidas:

1) Como manter um padrão, se eu não tenho o projeto completo?

2) Como eu entrego um produto único sem correr o risco de ter um código extenso e ficar reinventando a roda a cada passo do processo...

3) Como eu quantifico o valor do meu produto levando em consideração a volatilidade do mercado sabendo que eu tenho que "Responder a mudanças"?

4) É como a concorrência é tratada dentro do Método Ágil?

5) No Manifesto está explícito que o "Código Funcionando" está acima da "Documentação", mas até que ponto?

Poderiam, por gentileza, me auxiliar nas respostas.

Muito obrigado!

1 resposta
solução!

Olá, Alex. Tudo bem?

Suas dúvidas são muito pertinentes e mostram que você está realmente se aprofundando no estudo do Método Ágil. Vou deixar minhas contribuições e espero que outros/as colegas também possam deixar as suas.

1) O padrão é mantido através da comunicação constante entre a equipe de desenvolvimento e o cliente. Mesmo sem ter o projeto completo, é possível definir padrões e diretrizes que devem ser seguidos. Além disso, o feedback do cliente durante todo o processo ajuda a manter o padrão desejado.

2) O Método Ágil preza pela entrega de valor em pequenas iterações. Dessa forma, é possível entregar um produto único sem correr o risco de ter um código extenso e ficar reinventando a roda a cada passo do processo. A cada iteração, o produto é refinado e melhorado.

3) A quantificação do valor do produto é feita através do feedback do cliente. O Método Ágil preza pela entrega de valor ao cliente, e é ele quem define o valor do produto. A volatilidade do mercado é levada em consideração através da capacidade de resposta a mudanças.

4) A concorrência é tratada de forma saudável e respeitosa dentro do Método Ágil. A ideia é sempre buscar a melhoria contínua do produto e da equipe, e não se preocupar exclusivamente com a concorrência.

5) O "Código Funcionando" está acima da "Documentação", mas isso não significa que a documentação seja dispensável. A documentação é importante, mas o código funcionando é mais importante ainda. O objetivo é encontrar um equilíbrio entre os dois. De modo prático, o código entra como prioridade na realização das atividades e a documentação vai acompanhando isso a medida do possível.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Alex, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software