4
respostas

Reuniões virtuais - dicas

Para reuniões virtuais, tem mais alguma dica específica para torná-las mais eficazes ?

4 respostas

Ola Luciana. Me permita compartilhar minhas impressões. Sou administrador profissional numa autarquia pública, e no período da pandemia, como muitos, fomos obrigados a participar de reuniões virtuais, e que continuaram pós-pandemia e tendem a ficar permanentes. No geral as pessoas estão já enjoadas de reuniões virtuais pelo distanciamento das pessoas, possíveis problemas tecnológicos e de conexão, etc. Porém, para torná-las mais eficazes, minha opinião:

  • Ter uma pauta previamente acordada e divulgada e o seu condutor seguir rigorosamente a pauta. Para outras ideias e surgirem durante a reunião, o líder pode propor um outro momento para discussão do tema proposto;
  • NÃO ser longa. Muito importante ela ser mais curta que se fosse uma reunião presencial;
  • O líder solicitar que todos abram suas câmeras e sejam vistos por todos. Também é importante lembretes prévios à reunião para que as pessoas estejam em ambiente sem barulho, com fones de ouvido e microfones, em ambiente bem iluminado.
  • O tempo de fala e participação das pessoas ser previamente combinado que será cronometrado, por exemplo, máximo de 3 minutos por pessoa a cada participação.

Obrigada pelas dicas, Décio. Realmente vivencio a mesma situação que você descreve no pós-pandemia. E tenho a impressão de que pelo excesso de reuniões, as pessoas acabam não se dedicando a aquelas que são importantes. Fora distrações, que sempre acontecem, como mensagens instantâneas, navegação em outros sites, redes sociais....

Excelentes dicas.