Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Múltiplos

Eu acho que o uso de múltiplos pequenos depende muito do objetivo da análise. Não se pode afirmar que ele deixa bem mais claro do que a análise em linhas do primeiro modelo (que foi chamada de poluída), uma vez que o objetivo dessa análise, em certas situações, pode exigir exatamente a soibreposição das linhas para identificar pontos em que precisamos analisar mais profundamente algum dado ou cruzamento destes. Ou seja, a meu ver, não se pode dizer que um seja mais adequado que o outro, mas sim, que cada um tem seu uso!

1 resposta
solução!

Oii Sonia, tudo bem?

A escolha entre usar um gráfico com múltiplos pequenos ou um gráfico de linhas com sobreposição depende muito do objetivo da análise mesmo.

O uso de múltiplos pequenos pode ser mais útil quando queremos comparar o comportamento de diferentes grupos de maneira mais clara e sem sobreposições, o que facilita a leitura e interpretação dos dados. Por exemplo, no caso das vendas de livros por diferentes grupos de vendedores, os múltiplos pequenos permitem uma visualização mais clara de como cada grupo está se comportando individualmente.

Mas, um gráfico de linhas com sobreposição pode ser mais útil quando queremos identificar pontos de interseção ou cruzamento entre diferentes grupos. No mesmo exemplo, se quisermos saber em que momento um grupo de vendedores ultrapassou o outro em vendas, um gráfico de linhas sobrepostas pode ser mais adequado.

Então, a escolha entre um tipo de gráfico e outro depende muito do que se deseja analisar e destacar nos dados. Ambos têm suas vantagens e podem ser mais adequados dependendo do contexto.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software