Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Gerar Flexdashboard em HTML pelo Microsoft Azure Notebooks em linguagem R

Utilizando a Microsoft Azure Notebooks em linguagem R, eu consigo trabalhar com a biblioteca Flexdashboard para gerar dashboards em arquivo html?

3 respostas

Olá, Pedro! Tudo certinho por aí?

O Microsoft Azure Notebooks saiu do ar alguns anos atrás. Nessa atividade, é sugerido o uso de notebooks no Kaggle. Independente de qual plataforma você está utilizando, deve ser possível utilizar a biblioteca Flexdashboard para criar dashboards em HTML.

Porém, a depender da plataforma, podem haver algumas alterações nas disponibilidades disponíveis.

Bons estudos!

Boa noite, Larissa Tudo bem e contigo? Realmente, pelo Kaggle, só estou encontrando a opção de codificar em Python, e gostaria de utilizar o R, aproveitando este curso como um start. Fora isso, não sinto segurança no Kaggle, pois estou procurando uma plataforma agradável e segura, que seria um notebook, para tratar dados da empresa onde trabalho. Se tiver uma orientação ou links com passos para me direcionar, eu ficaria muito agradecido. Abs

solução!

Oi, Pedro! Estou bem também, obrigada por perguntar :)

Entendi, Pedro. A opção mais interessante para se utilizar em ambiente empresarial seria o R Studio, mesmo, que é a IDE mais amplamente utilizada para a linguagem R, e conta com várias funcionalidades legais.

Há uma opção online do R Studio, o Posit Cloud. Para estudos, a versão gratuita é suficiente - mas, caso seja de interesse de sua empresa, há uma variedade de planos disponíveis que atendem a diversos níveis de necessidade.

Além disso, atualmente o Google Colab também tem suporte para a linguagem R. Quando iniciamos um novo notebook, a linguagem Python é a escolhida automaticamente, mas é tranquilo alterar o ambiente de execução:

No menu superior, escolha "Ambiente de execução" e então "Alterar ambiente de execução":

Imagem mostrado o menu ambiente de execução do Google Colab e a opção "Alterar ambiente de execução selecionada

Então, basta alterar o ambiente para R e salvar.

Janela para alteração do ambiente de execução do Colab com a linguagem R selecionada

Espero que alguma dessas opções faça sentido para você, Pedro! Qualquer coisa, estou por aqui.

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software