1
resposta

Faça como eu fiz: inovação como um silo?

Não diria fundamental, pois vejo que uma start-up pode ser pequena e com poucos colaboradores, talvez com apenas alguns sócios no início. Porém, isto não desvia a necessidade de ao menos um deles estar atento as tendências e novidades, sendo o responsável de levar para o grupo as novidades do mercado atualmente. Agora, me parece extremante necessário, que em empresas de médio e grande porte, assim como vemos que estão, terem em seus ambiente, comitês, equipes ou grupos responsáveis por pela inovação da empresa - dividindo processos e os responsáveis, visto que nem todos vão ter tempo para ficarem pesquisando, testando ou experimento novos processos ou ideias. Finalmente, o suporte da liderança, nos mais diversos níveis, é sim fundamental para obtermos bons resultados em inovação dentro de uma empresa.

1 resposta

Olá, Braulio! Tudo bem?

Sua reflexão sobre o papel da inovação em empresas de diferentes tamanhos é bastante perspicaz. Concordo com você quando diz que, em startups menores, pode ser suficiente ter um ou mais membros da equipe atentos às tendências e novidades. Essas pessoas podem trazer inovações para o grupo, mesmo sem a existência de uma área específica para isso.

Em empresas de médio e grande porte, como você mencionou, a situação pode ser diferente. A complexidade dos processos e a quantidade de colaboradores podem tornar mais difícil a disseminação e implementação de inovações sem um grupo ou comitê dedicado a isso.

No exemplo da Renata, que trabalha em uma startup, a inovação é incentivada mesmo sem a existência de uma área específica para isso. Isso mostra que a inovação pode ocorrer em diferentes contextos, dependendo da cultura da empresa e do apoio da liderança, como você bem apontou.

Portanto, a existência de uma área focada em inovação pode ser benéfica, mas não é necessariamente fundamental para todas as empresas. O mais importante é que a inovação seja valorizada e incentivada, seja por meio de uma área específica ou através da cultura da empresa como um todo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Braulio, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software