Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Erro ao tentar subir o zookeeper no Windows

Ao tentar executar o comando "zookeeper-server-start.sh config/zookeeper.properties", na pasta "C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\bin", retorna o erro:

Windows: Error: Could not find or load main class org.apache.zookeeper.server.quorum.QuorumPeerMain

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Ao tentar executar o comando "zookeeper-server-start.bat config/zookeeper.properties", na pasta "C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\bin\windows", retorna o erro:

A sintaxe do comando está incorreta.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

OBS.: Eu adicionei em "Variáveis de ambiente", na variável Path do windows:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 respostas

Olá, Ewerton!

Parece que você está enfrentando problemas ao tentar iniciar o Zookeeper no ambiente Windows. Vamos tentar resolver isso passo a passo.

Primeiro, o erro "Could not find or load main class org.apache.zookeeper.server.quorum.QuorumPeerMain" geralmente indica que o Kafka não conseguiu encontrar a classe necessária para iniciar o Zookeeper. Isso pode ocorrer se o Kafka não estiver corretamente instalado ou se houver um problema com as variáveis de ambiente.

No seu caso, você tentou executar o script zookeeper-server-start.sh diretamente no Windows, o que não é o procedimento padrão, pois os scripts .sh são para ambientes Unix-like. Para Windows, o correto é usar os scripts .bat.

Agora, vamos ao segundo erro, que ocorreu ao executar o zookeeper-server-start.bat. A mensagem "A sintaxe do comando está incorreta" pode ser causada por um problema no caminho especificado para o arquivo de configuração ou um problema com o próprio script .bat.

Aqui estão algumas sugestões para tentar resolver o problema:

  1. Certifique-se de que você está executando o comando zookeeper-server-start.bat a partir do diretório correto. Você deve estar no diretório C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\bin\windows.

  2. Tente executar o comando sem especificar o caminho completo para o arquivo de configuração, apenas o nome do arquivo, assumindo que você está no diretório correto e que o arquivo zookeeper.properties está na pasta config dentro do diretório do Kafka. O comando seria:

    zookeeper-server-start.bat ..\config\zookeeper.properties
    
  3. Verifique se o arquivo zookeeper.properties existe realmente no diretório config e se não há nenhum erro de digitação no nome do arquivo ou no caminho.

  4. Certifique-se de que a variável de ambiente JAVA_HOME está configurada corretamente e aponta para a instalação do JDK em seu sistema. Além disso, verifique se o caminho do JDK está adicionado à variável de ambiente Path.

  5. Você adicionou o caminho do diretório bin\windows do Kafka às variáveis de ambiente do Windows, o que é bom. No entanto, certifique-se de que não há espaços extras ou caracteres inválidos que possam estar causando o problema.

Se após essas verificações o problema persistir, pode ser útil verificar se há alguma incompatibilidade com a versão do Kafka que você está usando ou se há algum problema específico com a configuração do sistema.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema e que você consiga iniciar o Zookeeper com sucesso. Qualquer coisa manda aqui. Bons estudos!

Olá, Renan Lima!

Primeiramente, obrigado pela atenção!!

Vamos lá, em relação as suas sugestões...

1º Item: Sim estou executando no diretório correto (via prompt - CMD)

2º Item: Fiquei na dúvida... Porque: O arquivo "zookeeper-server-start.bat", está no diretório "C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\bin\windows" Enquanto que o arquivo "zookeeper.properties", está no diretório "C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\config"

No diretório "C:\Desenvolvimento\Kafka-3.6.1\bin\windows", tentei executar o comando "subindo" dois níveis:

zookeeper-server-start.bat ..\..\config\zookeeper.properties

Mas retornou erro de sintaxe: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Subindo somente um nível:

zookeeper-server-start.bat ..\config\zookeeper.properties

gerou o msm erro.

Demais itens:

3º Item: O arquivo "zookeeper.properties", está no diretótio config sim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4º Item: A variável Java_Home, está OK:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5º Item: Adicionei o caminho do "\bin\windows", na variável "path":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém consegue ajudar ??

@Guilherme Silveira

solução!

Oii, Ewerton. Tudo bem?

Tenta adicionar a pasta do kafka na raiz do disco local C para facilitar os comandos que vou mostrar abaixo.

Na raiz da pasta do Kafka suba o servidor do Zookeeper usando o seguinte comando:

.\bin\windows\zookeeper-server-start.bat .\config\zookeeper.properties

Em seguida, abra um outro terminal e novamente certifique que você está na raiz da pasta do Kafka e suba o servidor do Kafka usando o seguinte comando:

.\bin\windows\kafka-server-start.bat .\config\server.properties

Tenta e diz pra gente se deu certo, tudo bem?

Boa tarde, Vinicius Louzada!

Primeiramente, obrigado pela atenção!! E desculpe-me pela demora em te responder, só conseguir testar a pouco...

Copiei o diretório do Kafka para a raiz do computador, e executei os compandos que você me passou, acredito que agora esteja OK.

Só me confirme, por gentileza se essa seria a saida correta:

zookeeper: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Kafka: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se for isso mesmo, me dá um OK, que eu já marco sua msg como solução e encerro o post...

Obrigado!!!

Oii, parece estar tudo ok com as mensagens. Pode continuar o curso. Em caso de dúvida abra um tópico no fórum :)

Conseguir evolui com o curso Vinicius Louzada...

Muito obrigado!! Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software