1
resposta

Dúvida sobre privacidade LGPD

Já me deparei com casos em que vi meus dados (nome e telefone) sendo vendidos para empresas e o telemarketing ali começa a ser infernal.

Esse mês ajudei um amigo a se aposentar pelo site Meu INSS do governo e após aprovado, ele já começou a receber telefonemas avisando que um possível crédito estaria disponivel e ele já poderia pedir o emprestimo consignado.

Ele nunca se interessou por tal serviço e sentimos que os dados dele foram vazados ou vendidos em listas para estas empresas.

Tratando-se do governo, essa ação entra contrária do que diz a lei LGPD? Eles tem direito de vender nossos dados e lucrar com isso?

1 resposta

Oii, Rafaela! Tudo bem?

De fato, noto que isso tem acontecido com bastante frequência também.

Rafa, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece que o tratamento de dados pessoais, inclusive por parte do governo, deve ser realizado de forma adequada e conforme a lei. Ou seja, o governo não tem o direito de vender seus dados pessoais sem o seu consentimento. Caso você suspeite que seus dados foram vazados ou vendidos indevidamente, é importante buscar os órgãos competentes para denunciar essa prática e proteger seus direitos.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Rafa!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software