Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida sobre pino VIN

Boa tarde,

Se a placa só aguenta 3.3V, como que pelo pino VIN ela vai fornecer 5V ??? Pluguei aqui como o prof ensina na aula, e nada aconteceu, os servos nem se mexem. Entrei em contato com a loja que me vendeu e eles me apontaram que esse pino VIN é apenas de entrada, e não de saída, como o prof fala na aula...

Podem esclarecer, por favor?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Oi, Marcio! Tudo bem?

O pino VIN do NodeMcu é um pino de alimentação externa, usado para alimentar a nossa placa com alguma tensão externa, o que explica inclusive a sua nomenclatura (V referente a tensão, já que é medida em Volt, + in, que em inglês simboliza entrada, por isso Vin representa uma tensão de entrada) ou seja, de fato, ele é um pino de entrada.

Porém, se a placa estiver sendo alimentada via cabo USB, o pino VIN pode ser usado para fornecer diretamente uma tensão regulada de 5V, por exemplo, aos periféricos que estiverem conectados a placa, como podemos observar na montagem do nosso projeto fisicamente na aula Testando o código. Fora esse caso, os demais pinos de fato irão fornecer apenas uma tensão de 3.3V.

Somado a isso, a placa consegue ser alimentada por uma tensão de 5V e não queimar pois o NodeMcu possui um regulador de tensão interno, que reduz essa tensão para 3.3V, que é a tensão de operação da placa, ou seja, mesmo que forneçamos uma tensão de 5V esse regulador irá diminuí-la para o nível de operação seguro da placa, que é 3.3V, assim ele protegerá os componentes sensíveis da placa, permitindo com que ela opere sem queimar.

Dessa forma, caso a montagem esteja de acordo com a montagem proposta na aula assim como o código, provavelmente o problema possa estar ocorrendo devido a algum mal contato entre a ligação dos jumps.

Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software