Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Métrica "saídas" da página

Olá,

Estou tentando calcular pelo GA4 a taxa de abandono do carrinho usando a seguinte fórmula (Sessões da página do carrinho/Saídas da página do carrinho)/100, no entanto, o GA4 não me entrega a métrica saída como o UA entregava, e sim, somente uma dimensão chamada saída que não é a mesma coisa.

Vocês podem me sinalizar se há uma métrica correspondente a essa no GA4 ou se há outra forma de calcular o abandono de carrinho pelo GA4?

Desde já agradeço pela atenção.

1 resposta
solução!

Olá, Rudinei!

Entendo sua dúvida, o Google Analytics 4 (GA4) realmente mudou algumas coisas em relação ao Universal Analytics (UA), incluindo a forma como lidamos com a métrica 'saídas'. No GA4, não temos mais a métrica 'saídas' como tínhamos no UA. No entanto, você ainda pode calcular a taxa de abandono do carrinho de compras, mas de uma maneira um pouco diferente.

No GA4, você pode usar o conceito de 'engajamento' para calcular a taxa de abandono. Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

  1. Primeiro, configure um evento personalizado para quando um usuário adiciona um item ao carrinho. Vamos chamar esse evento de 'add_to_cart'.

  2. Em seguida, configure outro evento personalizado para quando um usuário conclui uma compra. Vamos chamar esse evento de 'purchase'.

  3. Agora, na interface do GA4, vá para a seção 'Análise' e crie um novo relatório de Funil de Análise.

  4. Adicione 'add_to_cart' como o primeiro passo do funil e 'purchase' como o segundo passo.

  5. O GA4 irá então calcular a taxa de abandono para você como a porcentagem de usuários que adicionaram um item ao carrinho, mas não concluíram a compra.

Espero que isso ajude a esclarecer como você pode calcular a taxa de abandono do carrinho no GA4. É um pouco diferente do UA, mas ainda é possível obter as informações que você precisa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software