1
resposta

[Dúvida] É possível usar softwares de monitoramento de mercado se não sou uma empresa?

Estou fazendo o curso "LinkedIn Page: melhorando a presença digital" para criar meu branding pessoal no site, pois estou em busca de um emprego. Mas a minha conta seria a de uma pessoa física, não sou nem faço parte de uma empresa.

Pretendo fazer a pesquisa de mercado como foi ensinado no curso (nos tópicos 1, 2 e 3), mas quando fui conhecer os softwares de monitoramento de mercado e inteligência competitiva percebi que eles são majoritariamente pagos e voltados a empresas. É vantajoso eu utilizá-los mesmo sendo uma pessoa física? Se sim, como posso fazer isso?

Também não creio que poderei financiar uma assinatura em nenhum deles, mas talvez possa procurar um grátis ou com teste gratuito. Caso eu não possa fazer uso deles, seria o bastante fazer sozinha a minha pesquisa sobre a concorrência? No caso, utilizando o que foi ensinado: Observação Direta, Participação em Grupos e Análise de Conteúdo.

Obrigada pela atenção! :)

1 resposta

Olá, Ana! Tudo bem?

Entendo perfeitamente suas dúvidas sobre a utilização de softwares de monitoramento de mercado para o seu branding pessoal no LinkedIn, especialmente considerando que você está em busca de emprego e não representa uma empresa.

Sobre a vantagem de usar esses softwares mesmo sendo uma pessoa física, é importante considerar que, embora eles sejam poderosos para coletar e analisar dados em grande escala, o custo pode ser um fator limitante para indivíduos. Como você mencionou que não está em condições de financiar uma assinatura, explorar opções gratuitas ou com período de teste pode ser uma boa ideia. Alguns softwares como o Hootsuite e o Buffer oferecem planos gratuitos que, embora mais limitados, podem ajudar você a começar a monitorar as atividades no LinkedIn de forma mais estruturada.

No entanto, se você decidir não utilizar esses softwares, ainda pode realizar uma análise de concorrência eficaz utilizando os métodos que você já mencionou: Observação Direta, Participação em Grupos e Análise de Conteúdo. Essas técnicas podem ser muito eficientes para entender como outros profissionais na sua área estão se posicionando, quais habilidades estão destacando e como interagem com suas redes.

Por exemplo, na Observação Direta, você pode seguir profissionais que admira ou que ocupam posições que você almeja alcançar. Observe como eles se apresentam, os tipos de conteúdo que compartilham e como interagem com seus seguidores e conexões.

Participar de Grupos relacionados à sua área de interesse também é uma excelente maneira de se manter atualizado sobre as tendências do mercado e entender as preocupações e os interesses de outros profissionais.

Por fim, a Análise de Conteúdo permite que você veja quais temas são frequentemente discutidos e quais abordagens são mais engajadoras, o que pode inspirar a criação do seu próprio conteúdo.

Lembre-se de que a chave para uma boa análise de concorrência não é copiar o que os outros estão fazendo, mas sim entender as tendências e adaptar essas informações de modo que você possa se destacar de forma autêntica e alinhada com seus objetivos profissionais.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software