Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre a fórmula para encontrar o tamanho da amostra

Boa tarde!

Para encontrar o tamanho ideal para a minha amostra eu preciso da parte 'e' da fórmula. Qual valor de 'n' eu utilizo para achar esse 'e' se eu estou procurando o tamanho adequado da amostra?

n = ( z (sigma / e) ) ** 2

e = z (sigma / np.sqrt(n))

Qual n eu utilizo se determinado problema não me fornecer o erro?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Na fórmula que você mencionou (n = ( z (sigma / e) ) ** 2), o 'n' é o tamanho da amostra que estamos tentando descobrir, 'z' é o valor z para o nível de confiança desejado (por exemplo, para um nível de confiança de 95%, z = 1.96), 'sigma' é o desvio padrão da população e 'e' é a margem de erro que você está disposto a aceitar.

Quando você diz que o problema não forneceu um erro ( 'e') geralmente, é decidido com base no quão precisa que sua estimativa seja. Por exemplo, se você quiser estar dentro de 5 unidades da média da população verdadeira, você definiria e = 5.

Agora, se você está se referindo à segunda fórmula que você mencionou:

e = z (sigma / np.sqrt(n))

Essa é a fórmula para calcular a margem de erro dado um tamanho de amostra 'n'. Nesse caso, você usaria o 'n' que você calculou usando a primeira fórmula.

Espero ter ajudado a esclarecer a dúvida. Conte sempre conosco para te auxiliar.

Bons estudos, Eduardo!

Obrigado!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software