1
resposta

Configuração para rodar o revit

Gostaria saber qual é configuração básica (bem poor) para conseguir trabalhar com revit

  • Um quadcore dá pro gasto, ou só de i3 pra cima mesmo?
  • Hoje em dia 4gb de RAM é básico pro dia a dia, para trabalhar com softwares graficos como o Revit, Autocad ou Corel certamente limitado, mas dá pra trabalhar, nem seu seja sofrendo?
  • Por fim, a placa de vídeo de 2gb é realmente necessária? Dá pra trabalhar nem que seja gargalando?
1 resposta

Bom dia, Anderson, tudo bem?

Para utilizar o Revit não é necessário uma configuração super avançada mas alguns itens são essenciais para você trabalhar sem dores de cabeça caso decida trabalhar em um projeto maior:

Processador: Um processador Quad Core já é o suficiente para trabalhar com o programa. O único ponto é que se caso você necessite renderizar alguma imagem no Revit, o processador vai ser o responsável por todo cálculo do renderizador. Quanto melhor for o processador, mais rápido será seu render.

Memória: Para começar a utilizar o Revit, 4 GB de memória está ok porém, conforme o nível de complexidade do seu projeto aumenta, maior a quantidade de memória será exigida para poder manipular o projeto sem travar o computador. Sugiro uma configuração de pelo menos 8 GB de memória pois, geralmente, não utilizo apenas o Revit durante a criação do projeto, deixo aberto outros programas como navegador (ex.: Chrome, Firefox, etc.), programa de modelagem 3D (ex.: 3dsMax) e também imagens de referências. Tudo isso consome muita memória e neste meu workflow a quantidade de 8 GB é satisfatória. Para trabalhar com folga, em projetos grandes e com outros programas rodando no background, é altamente recomendável uma configuração de 16 GB de RAM. Não precisa comprar modelos de memória caros (ex.: Kingston HyperX, Corsair Vengeance, entre outros) um modelo básico é o suficiente.

Placa de vídeo: a placa de vídeo tem como tarefa desenhar a informação visual 2D e 3D dentro do Revit. Para utilizar o software não é necessário uma placa de vídeo potente nem com alta quantidade de memória. Para você ter uma idéia, hoje utilizo aqui nos computadores do meu escritório placas de vídeo Nvidia Geforce GTX 460 com 1GB de memória. Esta placa já tem uns 3 ou 4 anos e não vejo a necessidade de trocá-las tão cedo. Apenas uma observação: hoje, o Revit é compatível com o renderizador V-Ray. Este renderizador possui o modo de renderização RT (Real Time/Tempo Real) e para usar este modo a placa de vídeo é extremamente importante, tanto em poder de processamento como em quantidade de memória disponível. A minha placa de vídeo renderiza apenas cenas simples neste modo Real Time. Caso você tenha desejo de utilizar este modo de renderização recomendo uma placa de vídeo com pelo menos 2GB de memória. Outra característica das placas de vídeo que deve ser observado também focado nos Renders em Tempo Real é a quantidade de núcleos do processador dela, que são chamados Cuda Core. Quanto maior o número de Cuda Cores disponíveis, mais rápido será seu render. Agora, caso seu foco não seja renderização em tempo real, uma placa de vídeo de 1GB simples atende totalmente a sua necessidade.

Agora, só um exemplo de configuração que utilizo hoje e não enfrento problemas:

Processador: Intel Core i7 920 2.66GHz (é um processador que já tem 8 anos de idade =D) Memória: 16GB DDR 1333 MHz Kingston Placa Mãe: Asus P6T Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 460 1GB DDR5

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida estarei à disposição!

Um grande abraço e até mais!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software