3
respostas

Validação de dados condicional em lista suspensa

Pessoal, eu preciso resolver alguns problemas no Excel (ou no Google Planilhas), eu tenho duas bases de dados.

  1. Uma que será alimentada e que possui as seguintes colunas Gerência, Coordenação; Meta e Atividade sendo todas escolhidas em lista suspensa onde cada uma é dependente da outra, ou seja, quando escolher a Gerência, na coluna Coordenação aparecem na lista suspensa apenas as Coordenações da Gerência escolhida, na coluna Meta só aparecem na lista suspensa apenas as opções da Coordenação escolhida e por aí vai. Segue imagem ilustrativa Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

  2. Já a outra aba é a base dos dados a serem preenchidos, onde cada registro é único. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Qual fórmula consigo colocar na validação de dados de cada coluna da 1º aba para que sempre me retorne apenas as opções condicionais DA BASE DE DADOS de acordo com a opção escolhida na lista suspensa?

O Excel não está aceitando PROCV, DESLOC, FILTER e INDIRECT. E meu office não é o 365.

3 respostas

Caio, bom dia. Tudo bem?

A solução seria INDIRECT e intervalo nomeado.

E bem complicado de explicar, mas acredito que com esse vídeo você consiga resolver o seu problema!

Espero ter ajudado!

Estamos (comunidade) aqui para te apoiar em sua jornada de aprendizado. Se precisar de ajuda ou orientação, não hesite em nos procurar!

Continue assim, determinado e motivado! O seu potencial é imensurável, e estou ansioso para ver o seu progresso contínuo.

Infelizmente não resolve meu problema, pois a forma como os dados estão organizados na Guia Opções do vídeo é diferente da forma como os meus dados estão organizados.

Ao invés de os dados estarem dispostos em coluna, eles estão dispostos em linha, onde cada coluna possui uma informação complementar à informação anterior.

Caio, boa tarde.

Nesse caso, precisa alterar a estrutura da sua "base suporte" para conseguir aplicar a mesma lógica.

Fiz um exemplo com os dados fictícios que você passou. (em excel)

Sugiro utilizar desta forma, e nas próximas versões, criar uma melhoria com macro para que isso seja feito de uma maneira "mais" automática.

Arquivo para download: Excel Caio

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software