Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

SSH Keys

Consegui acessar normalmente pelo client do SSH do Google. Para me conectar a partir da minha máquina local, gerei o par de chaves, e editei a minha instancia para aceitar a chave publica que gerei. Ao tentar me conectar a instancia pelo meu prompt de comando, tomei permissão negada.

Obs: Diferente da tela do instrutor, pra mim já existiam 2 chaves publicas cadastradas para a instancia. Acredito que seja justamente por já ter conectado ao cliente do SSH do Google.

Comando usado pra gerar minhas chaves: ssh-keygen -t rsa -f C:\Users\herick.leal.ssh\minha-chave-gcp -C herick.leal -b 2048

Log:

C:\Users\herick.leal.ssh>ssh 34.125.2.214

The authenticity of host '34.125.2.214 (34.125.2.214)' can't be established. ED25519 key fingerprint is SHA256:+5O6HaO2cCuv44P0xTGK+TvRAEmxIQywdHX1h7iRKhU. This key is not known by any other names. Are you sure you want to continue connecting (yes/no/[fingerprint])? yes

Warning: Permanently added '34.125.2.214' (ED25519) to the list of known hosts. venhapranuvem\herick.leal@34.125.2.214: Permission denied (publickey).

1 resposta
solução!

Olá, Herick!

Parece que você está quase lá, apenas alguns detalhes podem estar impedindo sua conexão via SSH. Vamos tentar resolver isso juntos!

Primeiramente, note que ao tentar se conectar, você usou o comando ssh 34.125.2.214. No entanto, você não especificou o usuário e a chave privada ao tentar se conectar.

No tutorial, o instrutor menciona que, quando você não especifica um usuário, o SSH tenta usar o usuário atual do sistema. No entanto, como você gerou a chave com um usuário específico (herick.leal), é necessário especificar esse usuário ao se conectar. Além disso, você precisa informar ao SSH qual chave privada deve ser usada para a conexão.

Portanto, o comando para se conectar deve ser algo como:

ssh -i C:\Users\herick.leal\.ssh\minha-chave-gcp herick.leal@34.125.2.214

Onde -i C:\Users\herick.leal\.ssh\minha-chave-gcp especifica o caminho para a chave privada e herick.leal@34.125.2.214 especifica o usuário e o IP da instância.

Quanto às chaves públicas já existentes, é possível que elas tenham sido criadas automaticamente quando você se conectou usando o cliente SSH do Google. No entanto, isso não deve impedir que você se conecte com sua própria chave, desde que ela tenha sido adicionada corretamente à instância.

Espero ter ajudado. QUalquer coisa manda aqui. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software