3
respostas

[Projeto] Azure

Olá a todos,

Estou intrigado com a dinâmica de surgimento das tecnologias em nuvem. À medida que novas soluções continuam a emergir, gostaria de entender melhor os sinais indicadores que apontam para o momento certo de adotar uma nova tecnologia na nuvem. Como as equipes de TI e as empresas em geral determinam quando é o momento ideal para incorporar uma nova solução em nuvem aos seus ambientes? Quais são os principais fatores considerados nessa avaliação e como equilibram a inovação com a estabilidade operacional?

Agradeço qualquer perspectiva compartilhada sobre como as organizações abordam o surgimento das tecnologias em nuvem e determinam o momento oportuno para sua adoção.

Obrigado.

3 respostas

Opa, Amós, tudo bem?

Não entendi muito bem o que você quis dizer. Você quer comentar mais um pouquinho pra gente te ajudar ou expor seu projeto aqui no fórum?

Abraços e fico no aguardo!

Fico no aguardo e à disposição

Olá Maria

Tenho uma dúvida sobre a adoção de tecnologias em nuvem. À medida que novas soluções e serviços de nuvem continuam a surgir, muitas vezes me pergunto: qual é o momento ideal para adotar uma nova tecnologia em nuvem? Como podemos avaliar se uma nova solução se alinha com nossas necessidades empresariais existentes e se trará benefícios significativos para nossos processos e operações?

Obrigado.

Oii, Amós! Tudo bem?

Perdão pela demora.

Essa pergunta é ótima e realmente é uma indagação comum quando as empresas querem ir para a nuvem.

Uma imagem muito comum é comprar o hardware e ter que manter (reparos, manutenção e, se necessário, substituição/atualização, pois alguns podem ficar obsoletos). Além de ser trabalhoso, há a chance de comprar muito espaço ou pouco espaço. E o que você fará se sobrar muito espaço com o hardware?

Em um ambiente de nuvem, você terá a introdução aos processos de:

  • Escalabilidade: aumentar ou diminuir a demanda, a partir de quanto espaço na nuvem você precisa;
  • Manutenção: vários produtos da nuvem são mantidos pelas plataformas que oferecem - como o Azure por exemplo - . E a depender do produto, a empresa também é a que aplica os patches de atualização. Mas isso varia de produto para produto, portanto, é importante verificar direitinho. Fora que se não fizer, há como deixar atualizações automáticas ou até criar um script para atualizar, mas isso é apenas uma ideia;
  • Diminuição de custos: você não precisará adivinhar se vai faltar espaço ou vai sobrar.

Fora que há outros benefícios. Como você está interessado no Azure, vou deixar este link:

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software