Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O sistema está rodando sem a chave do django?

Na primeira aula, uma das etapas durante o setup e inicialização do sistema foi a ocultação da chave que é gerada na criação do projeto. Usamos o dotenv pra carregar a chave do arquivo .env com um comando tipo os.getenv('SECRET_KEY') ou os.environ.get('SECRET_KEY').

Mas esse arquivo foi ignorado nos commits pro github. Agora nesse curso, o instrutor simplesmente clonou o repositório e parece que tudo ocorreu normalmente. O que eu não estou percebendo? O manager.py não deveria reclamar que não existe uma chave?

Abraço! Mayk

1 resposta
solução!

Olá, Mayk! Como vai?

Sua dúvida é muito pertinente e mostra que você está prestando atenção aos detalhes, o que é ótimo!

O Django não vai reclamar que a chave não existe, porque ele não sabe que ela deveria estar lá. Ele só vai procurar a chave quando precisar dela, por exemplo, quando for fazer alguma operação que exija essa chave. Se a chave não estiver lá, aí sim ele vai lançar um erro.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Se ainda tiver alguma questão, não hesite em perguntar. Lembre-se, não há perguntas bobas quando se trata de aprendizado.

Abraço! Armano

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software