1
resposta

Meu service não funciona na interface web

Prezados bom dia, estou fazendo o curso em um Windows 11, e ao chegar na aula de LoadBalancer me deparei com o seguinte problema:

Mesmo que ao efetuar o comando minikube tunnel --bind-address='ip na minha rede' o navegador não consegue chegar na aplicação que eu subi na porta 3000.

Obs: Todos os arquivos estão exatamente iguais aos do curso, tanto é que todos sobem normalmente ao executar kubectl apply -f

1 resposta

Olá, Cleiton.

Tudo bem?

Pelo que você descreveu, parece que você configurou tudo corretamente, mas ainda está enfrentando problemas para acessar sua aplicação na porta 3000 através do navegador, mesmo utilizando o minikube tunnel.

Uma coisa que pode estar acontecendo é que o IP especificado no comando minikube tunnel --bind-address='ip na minha rede' pode não estar correto ou não estar acessível da forma como você espera. Vamos verificar algumas coisas:

  1. Verifique o IP e a Porta: Certifique-se de que o IP que você está usando no comando minikube tunnel --bind-address é realmente o IP da sua máquina na rede local e que ele está correto. Além disso, confirme se a porta 3000 está sendo usada corretamente no serviço e se está acessível.

  2. Cheque o Serviço e o Pod: Use o comando kubectl get svc para verificar se o serviço está configurado como LoadBalancer e se o IP externo está sendo exibido corretamente. Além disso, verifique com kubectl get pods se o pod está rodando sem problemas.

  3. Firewall e Antivírus: Verifique se o firewall do Windows ou qualquer software antivírus não está bloqueando a conexão. Às vezes, eles podem impedir que as portas específicas sejam acessadas.

  4. Logs do Pod: Verifique os logs do pod para qualquer mensagem de erro que possa indicar o que está errado. Você pode fazer isso com kubectl logs <nome-do-pod>.

  5. Acesso ao Minikube: Tente acessar a URL fornecida pelo Minikube diretamente, sem alterar o bind address, para ver se consegue acessar a aplicação. Às vezes, o problema pode estar na configuração do bind address.

Se após essas verificações o problema persistir, recomendo revisar a configuração do serviço no arquivo YAML para garantir que tudo está conforme esperado, especialmente a parte que define o tipo do serviço como LoadBalancer e as portas usadas.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema! Qualquer dúvida manda aqui de novo. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software