Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

%Lucro

Não estou conseguindo acertar na %Lucro

4 respostas

Olá Matheus, tudo bem com você?

Não ficou claro qual é sua dúvida. Pode explicar melhor e indicar a aula que está tentando replicar, assim como o erro gerado em seu ambiente?

Fico no aguardo.

Abraços e bons estudos.

No curso BI com excel: criando banco de dados com planilha . na aula 6, funções de banco de dados, na ultima coluna tem uma que chama %Lucro, não estou conseguindo entender qual formula usar e como .

E tambem não estou conseguindo proteger a planilha de forma que consiga mexer na celula dos produtos (Dados)

solução!

Olá Matheus!

Parte 1 - Como calcular % Lucro?

Na aba "Quadro de Resumo" a célula "%Lucro" em "Dados 2022" que mostro a seguir é calculada com a seguinte fórmula:

Imagem que mostra na aba quadro de resumos a % lucro selecionada

=N19/N16

Onde N19 corresponde a célula de lucro e N16 corresponde a célula de despesas.

Nesta mesma aba, na linha "%Lucro" em "Consulta por produto" segue a mesma ideia de "Dados 2022" e é calculada por:

=AM19/AM16

Parte 2 - Como proteger a planilha?

Na aba "Quadro de Resumo", selecione a célula que possui o valor de Dados. Agora, vá até Formatar e selecione Proteger Planilha:

Imagem que mostra os passos citados em texto até proteger planilha

Na tela que se abrir, deixe marcada a opção Selecionar células desbloqueadas e clique em OK:

Imagem que mostra como tem que ficar as células

Com isso, sua planilha foi protegida e você só conseguirá mudar a seleção dos produtos a partir do selecionador que está na célula "dados", mas, não conseguirá movimentar as outras células e é este o objetivo da aula.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade. Em caso de dúvidas estou à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software