5
respostas

Instalação do servidor httpd finalizando com erro Killed


```Olá pessoal, nesta parte e nas seguintes partes do curso algumas pessoas escreveram nos fóruns que tiveram problemas para a instalação do servidor http, eu também!!

Provavelmente por falta de memória para a instalação. **Consegui resolver executando antes da instalação do servidor http comandos para criar um swap file de 1Gb.**

sudo fallocate -l 1G /swapfile
sudo chmod 600 /swapfile
sudo mkswap /swapfile
sudo swapon /swapfile
sudo swapon --show
sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak
echo '/swapfile none swap sw 0 0' | sudo tee -a /etc/fstab
sudo sysctl vm.swappiness=10
echo 'vm.swappiness=10' | sudo tee -a /etc/sysctl.conf
sudo sysctl vm.vfs_cache_pressure=50
echo 'vm.vfs_cache_pressure=50' | sudo tee -a /etc/sysctl.conf

Após executei a instalação com do servidor http com sucesso!
5 respostas

Olá, Ricardo.

Tudo bem?

Parece que você encontrou uma solução para o problema que estava enfrentando durante a instalação do servidor httpd. O erro "Killed" geralmente indica que o sistema operacional encerrou um processo devido à falta de recursos, como você suspeitou.

Criar um arquivo de swap, como você fez, é uma maneira eficaz de aumentar a quantidade de memória virtual disponível para o sistema operacional. Isso pode ser especialmente útil em sistemas com recursos limitados.

Sua solução envolveu a criação de um arquivo de swap de 1GB usando o comando fallocate, que aloca espaço para o arquivo de swap. Você então definiu as permissões apropriadas para o arquivo, o formatou como swap com mkswap, e ativou o arquivo de swap com swapon. Para garantir que o arquivo de swap seja usado em futuros reinícios, você adicionou uma entrada para ele em /etc/fstab.

Finalmente, você ajustou a "swappiness" e a "cache pressure" do sistema para otimizar o uso do arquivo de swap. Esses são parâmetros que controlam o quão agressivamente o sistema operacional usará o arquivo de swap e o cache do sistema de arquivos, respectivamente.

Após esses passos, você conseguiu instalar o servidor httpd com sucesso.

Só para curiosidade: Embora o uso de um arquivo de swap possa ajudar a evitar erros de falta de memória, ele não substitui a necessidade de ter memória física suficiente. Os arquivos de swap são significativamente mais lentos do que a memória RAM, então se o seu sistema estiver constantemente trocando, você pode experimentar uma caída no desempenho.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Olá Renan, tudo bem?

Muito obrigado pelo alerta sobre possível problema de desempenho!

Olá, Ricardo. Tudo bem? Nesse caso quanto tempo teria que esperar pra saber se está funcionando? Aqui ja ta parado faz alguns minutos após seguir seu passo a passo

Oi Jeu, tudo ok e vc? Só vi sua msg hj! Creio que vc já deve ter resolvido, mas quando fiz, após a execução do script já estava funcionando e prossegui com a instalação.

Maravilha, Ricardo. Muito obrigado. Aqui funcionou também, só precisei esperar alguns minutos mas rodou tranquilo. Obrigado pela dica

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software