1
resposta

Hibernate.dialect, como posso resolver esse erro?

Olá pessoal!

Alguém consegue me auxiliar? Ao tentar criar um container em um projeto me deparei com o seguinte erro:

WARN: HHH90000025: PostgreSQLDialect does not need to be specified explicitly using 'hibernate.dialect' (remove the property setting and it will be selected by default).

Porém eu não deixei nenhuma configuração explicita para o hibernate.dialect. Alguém pode me ajudar ?

1 resposta

Olá!

O aviso HHH90000025 indica que o Hibernate detectou explicitamente a definição da propriedade hibernate.dialect para PostgreSQLDialect, mas está sugerindo que essa configuração não é necessária. O Hibernate é capaz de determinar o dialeto correto automaticamente com base no banco de dados ao qual está conectado. Esse comportamento automático é útil porque você não precisa se preocupar em especificar o dialeto correto para diferentes ambientes de banco de dados, facilitando a portabilidade do seu código.

Como você mencionou que não definiu explicitamente essa propriedade, há algumas áreas que você pode verificar para resolver o aviso:

  1. Arquivo de Configuração do Hibernate: Verifique seu arquivo de configuração do Hibernate (por exemplo, hibernate.cfg.xml ou persistence.xml, dependendo de como você está configurando o Hibernate). Procure pela propriedade hibernate.dialect e remova-a, se estiver presente.

  2. Arquivos de Propriedades: Se você estiver usando um arquivo de propriedades (como application.properties ou application.yml em projetos Spring Boot), verifique se a propriedade hibernate.dialect está definida lá e remova-a.

  3. Configuração Programática: Verifique se há alguma configuração programática no seu código que possa estar definindo o dialeto. Isso pode ser feito ao construir a SessionFactory ou através de configurações específicas do framework que você está usando.

  4. Ambiente de Containers: Como você mencionou estar trabalhando com containers, vale a pena verificar se alguma variável de ambiente está sendo usada para passar essa configuração de forma indireta. Dependendo de como o container é configurado (por exemplo, através de Docker Compose ou arquivos Dockerfile), pode haver definições de ambiente que acabam aplicando essa configuração sem que seja óbvio no código da aplicação.

  5. Verifique Dependências: Se estiver usando um starter ou uma dependência que automaticamente configura o Hibernate para você (como é comum em frameworks como o Spring Boot), certifique-se de que não há versões conflitantes ou configurações que possam estar introduzindo essa propriedade implicitamente.

Se após essas verificações o aviso persistir, pode ser útil entender mais sobre o contexto específico do seu projeto. Às vezes, mensagens de aviso como essa podem ser desencadeadas por configurações em camadas do framework ou bibliotecas que não são imediatamente óbvias.

Lembre-se de que, embora o aviso sugira remover a configuração para que o Hibernate possa selecionar o dialeto automaticamente, essa é uma recomendação para simplificar a configuração e não deve afetar a funcionalidade do seu projeto caso o dialeto correto esteja sendo usado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software