13
respostas

Extensões VS Code: descubra quais são as mais usadas

Olá, tudo bem?

Esse tópico foi aberto com o intuito de trocarmos uma ideia sobre as extensões do VS Code!

Inclusive, acabou de sair do forno um artigo aqui na plataforma sobre as extensões que são mais usadas pela comunidade e se você ainda não leu, não perca tempo e aproveite! Ele está trazendo super dicas de como deixarmos o nosso ambiente de trabalho e estudo mais organizado, funcional e otimizado com o uso das extensões.

Você pode acessar o artigo clicando aqui.

Queremos saber tudo!

Você utiliza alguma dessas extensões que foram mencionadas no artigo? Já tem a sua favorita? Existe alguma outra que você não abre mão e que não foi citada no artigo? E para quem ainda não leu, conte para nós quais são as que você mais usa e o porquê.

Eu começo!

No meu pódio, eu não posso deixar de fora as seguintes extensões:

  1. Live Server
  2. VS Code Icons
  3. Beautify

E o principal motivo é porque sem dúvida alguma elas tornam o meu dia a dia do desenvolvimento mais organizado e ágil e isso faz total diferença na minha produtividade.

Agora é com você!

Aqui no fórum, somos um espaço colaborativo de aprendizagem e a sua fala importa muito para nós, então não deixe de trazer o seu comentário!

Abraços :)

13 respostas

Boa tarde, Beatriz!

Eu só usava o Live Server, muito bacana conhecer todos esses outros. Te digo que fiquei tentada em experimentar tudo. Não uso muitas extensões mas gosto de usar a extensão do Discord pra mostrar quando estou programando haha

Valeu por mostrar tantas possibilidades que podemos usar no VSCode para facilitar nosso dia a dia como desenvolvedor ou aprendiz.

Oii Bia!

Não conhecia esse IntelliSense for CSS, achei bem interessante e com certeza irei usar shuashuashuashsahsauhsuashu

Obrigado por mostrar essa extensão que achei incrivel!

Olá Bia,

Ainda não consegui abandonar meu querido SublimeText, mas depois do seu post estou pensando seriamente em passar uma temporada de adaptação no VS Code.

Você conhece algum plugin que sincroniza e salva as configurações do editor, caso eu queira reinstalar?

No Sublime eu uso o https://packagecontrol.io/docs/syncing

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Que massa! Recentemente tenho usado essa extensão para mostrar no discord que estou programando, essa é a que você usa também Mônica? Acho bem interessante haha

Mateus, usa sim! E depois conta para nós as suas impressões :)

Marcos, o VS Code tem o recurso Settings Sync , que a partir do momento que você faz login com a sua conta da Microsoft ou Github, suas preferências de configuração do editor ficam salvas, dê uma olhadinha nesse link acho que você irá se interessar!

Muito legal! Aqui vai minha contribuição:

  • Better Comments - Dá um destaque aos comentários;
  • Error Lens - Coloca as mensagens de erros por extenso na própria linha em que o erro aparece;
  • Fluent Icons - Essa eu nunca vi ninguém falar sobre, descobri acidentalmente e deu uma nova cara ao VSCode;
  • Polacode - Para tirar aquele print bonito de um código;
  • GitHub Copilot - Autocomplete com IA da GitHub;
  • Wakatime - Estatísticas do tempo de código.

Alguém tem extensões para sugerir para Python e Data Science?

Alguém tem extensões para sugerir para Python e Data Science?

Tive problemas com o update da tela, Problebinha de UX , front end e back end. Ai cliquei varias vezes e enviei varias vezes a mesma resposta. Rs

A seguir estão algumas das extensões do VS Code mais usadas:

EsLint: encontra e corrige automaticamente os erros de sintaxe.

Live Server: modifica em tempo real as alterações na página.

Visual Studio IntelliCode: fornece recomendações de autocomplete.

GitLens: exibe de forma otimizada todas as alterações que foram feitas no projeto.

VS Code Icons: biblioteca completa de ícones das linguagens para os arquivos.

Beautify: torna o código mais organizado com a indentação.

IntelliSense for CSS class name in HTML: faz o preenchimento de nome da classe CSS de maneira rápida.

BookMarks: cria lista de trechos de códigos favoritos para facilitar a navegação.

Auto import: importa automaticamente arquivos externos que estão sendo utilizados no projeto.

Oii pessoal, como estão?

Que discussão legal que formaram por aqui sobre o VS Code, curto muito usar ele e uso na área de Data Science, então vou aproveitar para deixar as minhas dicas pro Marcelo, que perguntou por aqui sobre quais usar. Como eu utilizo com o Python, as minhas extensões são voltadas pra essa linguagem!

Python para VS Code, afinal a primeira coisa a se fazer é instalar o Pyhton por lá para podemos trabalhar com ele.

Pylance, ele trás recursos para você trabalhar na hora do código, como por exemplo uma informação de tipo de função, antes de passar algum parâmetro para ela, dentre muitos outras coisas que essa extensão pode fazer.

Jupyter no VS Code, acredito que essa é uma das minhas favoritas do momento, já que trás todo o auxílio da Anaconda e o estilo de células para o seu VS Code, então você pode executar arquivos .ipynb tranquilamente (o mesmo tipo de arquivo que é gerado no Google Colab)

Python Indent, essa é uma das que é essencial pra qualquer programador, nesse caso em Python, já que a indentação de código afeta diretamente todos os outros comandos.

Oiê! Tudo bem com vocês?

Que tópico legal. Adoro pesquisar extensões novas no vscode e adorei conhecer muitas por aqui. Vou deixar algumas que eu utilizo também, espero que gostem.

Uma dica é, em vez de usar a extensão bracket pair colorizer, agora tem de forma nativa no VS Code e com desempenho muito melhor.

É só colocar essas duas configurações no arquivos settings.json

"editor.bracketPairColorization.enabled": true, "editor.guides.bracketPairs" : true,

Ensino no meu blog também: Bracket Pair Colorization nativo no VS Code

Excelente iniciativa! Segue minha contribuíção (VSCode):

  • Tabnine Extensão para autocompletar as digitações;

  • VS Code Icons Extensão para dar um "up" nos arquivos criados;

  • One Dark Pro Tema para o VS Code

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software