Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

erro ao tentar executar o comando "minikube start --vm-driver=virtualbox"

Estou preparando o ambiente para seguir com a aula do curso, porém travei nessa parte e não consegui resolver o problema. Alguém consegue me dar um norte pra eu resolver esse caso?

Segue print com o retorno do comando:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desde já agradeço o apoio.

2 respostas
solução!

Olá Marcelo!

Pelo print que você enviou, parece que você está enfrentando um problema ao iniciar o Minikube com o VirtualBox como driver de máquina virtual. A mensagem de erro sugere que o VirtualBox não conseguiu iniciar a máquina virtual do Minikube devido a um erro NS_ERROR_FAILURE, que é um erro genérico do VirtualBox.

Uma das sugestões mencionadas no erro é verificar se o VirtualBox não está bloqueado nas configurações de segurança do sistema. Isso é comum em sistemas macOS, onde você precisa permitir a execução do software nas preferências do sistema. Se você estiver usando macOS, vá em Preferências do Sistema -> Segurança e Privacidade -> Geral e veja se há alguma mensagem pedindo para permitir o VirtualBox. Se houver, permita e tente iniciar o Minikube novamente.

Outra coisa que você pode tentar é reinstalar o VirtualBox para garantir que está com a versão mais recente e que não há arquivos corrompidos. Às vezes, uma reinstalação limpa resolve esses problemas.

Além disso, você pode tentar executar o comando minikube delete para remover qualquer estado anterior que possa estar causando conflitos e, em seguida, tentar minikube start --vm-driver=virtualbox novamente.

Se o problema persistir, você pode considerar usar um driver diferente para o Minikube, como o hyperkit no macOS ou hyperv no Windows, dependendo do sistema operacional que você está usando.

Espero que essas dicas ajudem a resolver o problema que você está enfrentando. Lembre-se de verificar também a documentação do Minikube e do VirtualBox para mais informações e possíveis soluções. Boa sorte e bons estudos!

Bom dia

Muito obrigado. Sua resposta já me ajudou bastante. Eu estou usando uma distribuição do Linux baseada no Ubuntu 20.04. Tentei instalar outra versão mais antiga do virtualbox mais ainda não deu certo. Seguindo a sua dica estou tentando usar agora o drive do docker, até agora parece que vai da certo. Valeu demais as dicas. Até mais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software