1
resposta

[Dúvida] Validação de request de um controller

Ao trabalhar com a web, regularmente usamos os controllers como camada de input que estaria dentro da pasta infra, pelo menos foi o que eu entendi.

Mas tenho uma dúvida, usando uma Api, eu poderia fazer validações para a camada de request de meus endpoints ?

exemplo:

Validar os dados da request em minha rota de cadastrar um aluno, o nome do aluno tem menos de 255 caracteres.

Usando o modelo das aulas onde devo validar esses dado? Na camada de infra ou aplicacao nos DTO ou deixar meu dominio validar ?

1 resposta

Sem dúvida você pode (e eu diria que deve) validar esses detalhes na sua infra. Mas também precisa ter essas validações no domínio pois você pode ter outros usos para seu domínio. Pode existir, no futuro, algum endpoint que não valide os dados e use seu domínio de forma incorreta, por exemplo.

Mas sim, valide na infra, inclusive usando ferramentas que seu framework fornecer para isso. :-D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software